DeepSeek está explorando o desenvolvimento de chips de IA internos, o que pode colocá-la em pé de igualdade com OpenAI, apesar dos desafios impostos por restrições globais
A DeepSeek está supostamente explorando uma empreitada no setor de “semicondutores”, já que a empresa agora estaria ansiosa para desenvolver chips de IA internos, expandindo suas capacidades computacionais.
DeepSeek pode entrar na corrida por chips de IA próprios, junto Com seu arquirrival OpenAI, embora leve tempo por enquanto
A DeepSeek evoluiu massivamente nos últimos meses, passando de um “projeto paralelo” para uma empresa que conseguiu impactar a indústria global de IA com o lançamento de seus modelos LLM de ponta.
Não só a empresa conseguiu competir com o GPT o1 da OpenAI, como também foi dito que ela tinha acesso limitado a poder computacional, embora isso tenha sido refutado em um relatório que discutimos aqui.
Agora, de acordo com o DigiTimes, a DeepSeek está explorando a possibilidade de criar seus próprios chips de IA, juntando-se à tendência de outras grandes empresas de IA que buscam seguir o mesmo caminho.
Embora o relatório não mencione muito sobre os projetos de chips da DeepSeek, ele afirma que a empresa iniciou uma “grande campanha de recrutamento”, contratando especialistas em semicondutores para liderar o projeto.
Isso não é tão simples quanto pode parecer, já que o desenvolvimento de um chip de IA exige um extenso processo de cadeia de suprimentos, e para as empresas chinesas, o principal problema está em adquirir os processos de semicondutores necessários devido a sanções globais.
O único acesso a chips que eles têm é por meio de fontes como a SMIC, mas esta também está muito atrás do ritmo global de semicondutores.

Por enquanto, alega-se que a DeepSeek tem acesso a cerca de 10.000 GPUs H800 AI “específicas da China” da NVIDIA e 10.000 chips H100 AI de ponta , totalizando cerca de US$ 1 bilhão em recursos de computação.
Apesar de ver restrições comerciais dos EUA, isso não impediu a DeepSeek de forma alguma, já que a empresa de IA tem equipamentos comparáveis aos que seus concorrentes possuem, e provavelmente há muito mais também, o que não foi divulgado por enquanto.
Além disso, a empresa também opera inferindo cargas de trabalho nos chips Ascend AI da Huawei. Portanto, eles têm um arsenal diversificado.
O conceito de chips internos para a DeepSeek é, sem dúvida, questionável, dado que a empresa não evoluiu tanto quanto concorrentes como a OpenAI, mas é ótimo ver a empresa explorando a opção, pois aumentará a diversidade no mercado de IA. A questão-chave está em saber se a DeepSeek consegue atingir os estágios de implementação.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!