China responde à ameaça de Trump de tarifa de 100% caso o BRICS substitua o dólar americano por uma nova moeda.
Em uma coletiva de imprensa recente, um repórter da agência russa RIA Novosti questionou um dos porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, sobre a declaração do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Trump afirmou que o BRICS “morreu” assim que ele ameaçou impor tarifas de 100% aos países que adotassem uma nova moeda para desafiar o dólar americano.
A resposta do porta-voz chinês foi direta: o BRICS não é um bloco de confronto e busca o desenvolvimento conjunto, sem visar terceiros países. Além disso, reafirmou que guerras comerciais e tarifárias não trazem benefícios a ninguém e prejudicam a população global.
A seguir, a resposta completa de Guo Jiakun:
“Como uma importante plataforma de cooperação entre mercados emergentes e países em desenvolvimento, o BRICS defende a abertura, a inclusão e a cooperação de benefício mútuo, e não a confrontação entre blocos, nem visa qualquer terceira parte. O objetivo é alcançar o desenvolvimento e a prosperidade comuns. A China está pronta para continuar trabalhando com os parceiros do BRICS para aprofundar a cooperação prática em diversas áreas e contribuir ainda mais para o crescimento contínuo e estável da economia mundial.
Sobre os aumentos tarifários dos EUA, a China já deixou clara sua posição mais de uma vez. Guerras comerciais e tarifárias não têm vencedores e prejudicam os interesses das pessoas de todos os países.”
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!