Menu

Putin prepara encontro histórico entre Xi e Trump em Moscou

O presidente russo, Vladimir Putin, convidou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a celebração do 80º aniversário da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial, que ocorrerá em maio, em Moscou. O evento pode contar também com a presença do líder chinês, Xi Jinping. De acordo com a agência estatal russa Tass, “Putin ficaria […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
AP/REUTERS

O presidente russo, Vladimir Putin, convidou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a celebração do 80º aniversário da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial, que ocorrerá em maio, em Moscou. O evento pode contar também com a presença do líder chinês, Xi Jinping.

De acordo com a agência estatal russa Tass, “Putin ficaria feliz em receber líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA, Donald Trump, na celebração em Moscou do 80º aniversário da vitória da União Soviética na Grande Guerra Patriótica, se eles decidirem comparecer”. Xi Jinping já confirmou sua presença, segundo o embaixador russo na China, Igor Morgulov.

Ainda não há confirmação sobre a participação de Trump. O presidente americano, empossado no mês passado, não se encontrou com Putin ou Xi desde que assumiu o cargo.

O Kremlin informou que, durante um telefonema na quarta-feira, Putin expressou a Trump a disposição de se reunir com autoridades americanas para discutir questões de interesse comum, incluindo a situação na Ucrânia.

Trump também manifestou interesse em se reunir com Putin na Arábia Saudita para tratar do conflito ucraniano, mas uma data para esse encontro ainda não foi definida.

A possibilidade de um encontro entre os líderes de Rússia, EUA e China levanta expectativas sobre o impacto dessas reuniões nas relações internacionais e nas negociações sobre a guerra na Ucrânia.

A presença de Xi Jinping em Moscou reforça o papel da China nas discussões globais, enquanto Trump e Putin exploram caminhos para um possível acordo.

O convite de Putin surge em meio a tensões entre Moscou e Washington, com ambos os países buscando redefinir suas relações. Observadores acompanham de perto se Trump aceitará o convite e como isso poderá influenciar a diplomacia internacional nos próximos meses.

Com informações da SCMP

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes