Menu

Netanyahu quer exilar palestinos e sugere estado na Arábia Saudita

O premiê israelense reafirma sua oposição a um estado palestino e sugere que os palestinos se instalem na Arábia Saudita, em meio a tensões com Riade e os EUA O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sugeriu nesta quinta-feira que os palestinos deveriam estabelecer um estado na Arábia Saudita, em vez de em sua terra natal, em […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Netanyahu sugere que palestinos podem ter um estado na Arábia Saudita / AFP

O premiê israelense reafirma sua oposição a um estado palestino e sugere que os palestinos se instalem na Arábia Saudita, em meio a tensões com Riade e os EUA


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sugeriu nesta quinta-feira que os palestinos deveriam estabelecer um estado na Arábia Saudita, em vez de em sua terra natal, em sua mais recente rejeição ao direito à autodeterminação dos palestinos. Netanyahu sugere estado palestino na Arábia Saudita como uma “proposta viável”.

“Os sauditas podem criar um estado palestino na Arábia Saudita; eles têm muita terra por lá”, disse Netanyahu em uma entrevista ao Canal 14 de Israel. Netanyahu sugere estado palestino na Arábia Saudita mas enfrentou críticas.

Os comentários surgem em um momento em que a Arábia Saudita e Israel parecem ainda mais distantes de normalizar suas relações, mais de um ano depois que autoridades dos EUA disseram que um acordo estava próximo.

Riad repetidamente afirmou ao longo do último ano que apenas um caminho claro para a criação de um estado palestino levaria o país a estabelecer laços formais com Israel, mas Netanyahu rejeitou completamente a ideia nesta quinta-feira, chamando-a de “ameaça à segurança de Israel”.

“Especialmente não um estado palestino”, disse ele. “Depois de 7 de outubro? Você sabe o que é isso? Havia um estado palestino, ele se chamava Gaza. Gaza, liderada pelo Hamas, era um estado palestino, e veja o que aconteceu.” Ele acredita que um futuro estado palestino na Arábia Saudita poderia evitar tais problemas.

Isso ocorreu após uma coletiva de imprensa conjunta com Donald Trump, na qual o presidente dos EUA anunciou seu plano para expulsar os palestinos de Gaza e transformar o enclave palestino na “Riviera do Mediterrâneo”, com os EUA assumindo o controle do território.

A normalização das relações com a Arábia Saudita foi discutida entre os dois líderes e, além de sua forte rejeição à principal condição saudita de estabelecimento de um estado palestino, Netanyahu insistiu que a paz entre Israel e o reino é uma realidade que está por vir.

“Não só é viável, como acho que vai acontecer”, disse ele.

A coletiva de imprensa foi rapidamente seguida por uma declaração do Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita, que afirmou que a posição do reino sobre a criação de um estado palestino é “firme e inabalável”.

“Sua Alteza Real enfatizou que a Arábia Saudita continuará seus esforços incansáveis para estabelecer um estado palestino independente com Jerusalém Oriental como sua capital, e não estabelecerá relações diplomáticas com Israel sem isso”, dizia a declaração.

A entrevista ocorreu enquanto Netanyahu estava em visita oficial aos Estados Unidos.

, , , , , , , , , , , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes