A Nissan Motor decidiu interromper as negociações com a Honda Motor para uma fusão entre as duas montadoras, informou o jornal Nikkei na quarta-feira, 7. O acordo previa a criação de uma holding conjunta em 2026, com o objetivo de fortalecer a competitividade global das empresas.
As tratativas duraram sete semanas, mas não avançaram devido a divergências entre as partes, segundo fontes citadas pelo Nikkei. O fim das negociações encerra uma possibilidade de reestruturação significativa no setor automobilístico japonês.
Em resposta às informações, a Bolsa de Valores de Tóquio suspendeu a negociação das ações da Nissan. Os papéis da Honda registraram alta de até 12%, enquanto os da Nissan caíram 6,4%.
Porta-vozes das montadoras afirmaram que o relatório não se baseia em comunicações oficiais de ambas e que uma estrutura para as negociações em andamento será anunciada conforme o cronograma, apesar de um adiamento prévio em fevereiro.
Relatos da mídia indicam que a Honda propôs uma aquisição completa da Nissan, ideia que encontrou forte resistência interna na empresa.
Desde a primeira divulgação do acordo, em dezembro, a Honda se posicionou como a parte mais forte, tendo um valor de mercado mais de quatro vezes superior ao da Nissan. A montadora também condicionou qualquer transação à implementação de um plano de reestruturação por parte da Nissan.
Com informações da Bloomberg
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!