Trump declara emergência energética para acelerar usinas de energia para IA, priorizando velocidade sobre sustentabilidade e reacendendo o debate sobre o uso do carvão
O presidente Donald Trump afirmou nesta quinta-feira (23) que irá acelerar a construção de usinas de energia para inteligência artificial por meio de uma declaração de emergência, enquanto os Estados Unidos competem com a China pela liderança no setor.
“Vamos construir instalações de geração de energia elétrica. Vou obter a aprovação sob declaração de emergência. Posso conseguir as aprovações sozinho, sem precisar esperar anos”, disse Trump em um discurso virtual para o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
As usinas poderão utilizar qualquer tipo de combustível que desejarem, afirmou o presidente, deixando claro que sua administração não imporá metas climáticas à indústria de inteligência artificial. Trump sugeriu que as usinas usem carvão como fonte de energia de emergência.
“Há algumas empresas nos EUA que têm carvão armazenado próximo às usinas, para que, em caso de emergência, possam recorrer a ele”, disse o presidente.
Segundo a CNBC, Trump declarou uma emergência nacional de energia no primeiro dia de seu mandato, ordenando que as agências federais utilizassem todas as autorizações de emergência disponíveis para acelerar projetos de infraestrutura energética.
Um dia depois, Trump anunciou uma parceria com a OpenAI, a Oracle e a SoftBank para investir bilhões de dólares em infraestrutura de inteligência artificial por meio de um projeto chamado Stargate.
A demanda por energia dos data centers de inteligência artificial deve aumentar significativamente nos próximos anos. As empresas de tecnologia que constroem esses centros têm priorizado a obtenção de energia renovável, embora estejam demonstrando um interesse crescente em energia nuclear para atender às suas necessidades elétricas crescentes.
Enquanto o setor de tecnologia investe em energia livre de carbono para cumprir suas metas climáticas, analistas acreditam que o gás natural terá um papel crucial no fornecimento de energia para a inteligência artificial, pois é abundante, mais confiável que as renováveis e pode ser implantado mais rapidamente que a energia nuclear.
Trump afirmou que deseja que as usinas de energia se conectem diretamente aos data centers, em vez de fornecer eletricidade por meio da rede elétrica.
“Você não precisa se conectar à rede, que é antiga e pode falhar”, disse Trump. Esse arranjo, chamado de colocalização, enfrenta oposição de algumas concessionárias, que temem perder receitas e alertam que a retirada de energia da rede pode levar a escassez de suprimentos.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!