Os comentários do presidente parecem destinados a jogar água fria nas esperanças de que Trump reconecte seus parceiros no Hemisfério Ocidental.
O presidente Donald Trump emitiu uma mensagem dura na segunda-feira aos possíveis parceiros econômicos e estratégicos na América Latina: os EUA não precisam de vocês.
Falando do Salão Oval após assinar uma série de ordens executivas, Trump foi questionado sobre as relações com a América Latina e o Brasil e disse que o relacionamento “deve ser ótimo”. Mas ele deixou claro quem precisa mais de quem no relacionamento.
“Eles precisam de nós muito mais do que nós precisamos deles. Nós não precisamos deles”, ele disse. “Eles precisam de nós. Todo mundo precisa de nós.”
Esses comentários parecem destinados a acabar com as esperanças de alguns na América Latina de que Trump redirecionaria recursos para fortalecer os laços com os países das Américas.
A China e a Rússia aumentaram sua presença na região na última década, financiando grandes projetos de infraestrutura, incluindo portos de águas profundas, e fornecendo mais parcerias de segurança para estados autoritários como Cuba, Nicarágua e Venezuela.
Essas esperanças foram reforçadas pela escolha de Trump do recém-confirmado Secretário de Estado Marco Rubio, que foi uma voz importante na política para a América Latina no Senado.
Outros comentários de Trump na segunda-feira parecem prontos para alienar ainda mais os países da região. Trump repetiu falsas alegações sobre o Canal do Panamá, horas depois de ameaçar mais uma vez retomar o canal. Ele também ameaçou reimpor tarifas aos parceiros comerciais Canadá e México e deixou a porta aberta para usar o exército dos EUA contra cartéis de drogas mexicanos.
Publicado originalmente pelo Político em 20/01/2025 – 21h06
Por Eric Bazail-Eimil
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!