Declínio populacional da China persiste em 2024 apesar de aumento no número de nascimentos

XINHUA

Pelo terceiro ano consecutivo, a população da China registrou uma queda, evidenciando uma crise demográfica em curso mesmo com um ligeiro aumento nas taxas de natalidade.

Em 2024, o país viu sua população total reduzir-se em 1,39 milhão de pessoas, alcançando 1,4083 bilhão, segundo dados divulgados pelo National Bureau of Statistics (NBS) na sexta-feira.

Em 2023, a população estava contabilizada em 1,4097 bilhão. Apesar de um incremento nos nascimentos em 2024, onde 9,54 milhões de bebês vieram ao mundo, comparado a 9,02 milhões no ano anterior, o aumento não foi suficiente para superar o número de óbitos.

O total de mortes em 2024 foi de aproximadamente 10,93 milhões, a taxa de mortalidade mais alta registrada em cinco décadas.

O contexto cultural também influenciou os números de 2024, pois foi o Ano do Dragão no zodíaco chinês, tradicionalmente visto como um período favorável para concepção. Apesar das expectativas de uma recuperação nas taxas de natalidade devido a este simbolismo, especialistas apontam que qualquer melhoria seria moderada e não extensiva.

Adicionalmente, em 2021, a China implementou uma política que permite aos casais terem até três filhos, uma relaxação nas anteriores restrições de planejamento familiar.

Analistas observaram que o aumento nos nascimentos em 2024 pode ser um indicativo de que a política começou a surtir efeito, embora a situação demográfica ampla continue desafiadora.

Com informações da SCMP

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.