Mesmo sob ataques de Trump, Canadá e México enfrentam fogo e salvam a Califórnia

Canadá e México estão enviando equipes para ajudar a Califórnia a combater os incêndios / Luís Cortes / Reuters

Aviões-tanque, bombeiros e técnicos dos países vizinhos estão a caminho de Los Angeles em uma demonstração de solidariedade


Quando o Canadá enfrentava incêndios florestais em Alberta, Quebec e Colúmbia Britânica em 2023 — chamas que consumiram mais de 45 milhões de acres — mais de 2.000 bombeiros americanos ajudaram a combater o fogo.

Agora, o Canadá está retribuindo o favor. O governo canadense anunciou o envio de aeronaves tanque e dezenas de bombeiros experientes para Los Angeles. Essas aeronaves podem despejar milhares de litros de retardante de fogo ou água para auxiliar os bombeiros no solo.

Oficiais do governo afirmaram que mais equipes e equipamentos de Ontário, Quebec e Alberta estão prontos para serem mobilizados. Uma equipe de especialistas técnicos seniores da Colúmbia Britânica também assumirá papéis especializados.

“Sabemos que Canadá e Estados Unidos são mais que vizinhos”, disse o primeiro-ministro Justin Trudeau no X nesta sexta-feira. “Somos amigos — especialmente em tempos difíceis. A Califórnia sempre esteve ao nosso lado quando enfrentamos incêndios no norte. Agora, o Canadá está ao lado de vocês.”

O México rapidamente seguiu o exemplo, enviando uma equipe de bombeiros no início do sábado para se juntar à grande mobilização em andamento.

“Somos um país de generosidade e solidariedade”, declarou a presidente Claudia Sheinbaum no X. Ela afirmou que a equipe estava levando “a coragem e o coração do México”.

Antes de partirem da Cidade do México rumo à Califórnia, os bombeiros mexicanos seguraram as bandeiras da Califórnia, México e Estados Unidos na pista de decolagem.

A agência de proteção civil do México afirmou que “a cooperação não tem fronteiras” e que a missão reafirmou “sua solidariedade com o povo da Califórnia”.

O governador Gavin Newsom, da Califórnia, expressou sua gratidão pelo apoio de ambos os países.

Com informações do The New York Times*

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.