Nação celebra entrada nos BRICS como fruto de esforços diplomáticos e alinhada à sua política externa, prometendo unir países em desenvolvimento e reduzir tensões globais
Dias após ser anunciada como membro pleno do BRICS, o Ministro das Relações Exteriores da Indonésia, Sugiono, afirmou nesta sexta-feira que a adesão ao grupo trará impactos positivos para a Indonésia, a região e o mundo.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou na segunda-feira a entrada oficial da Indonésia como membro pleno do BRICS, marcando a primeira expansão do grupo desde que o Brasil assumiu a presidência rotativa para 2025.
“Essa decisão não é resultado de um trabalho de curto prazo, mas sim fruto dos esforços diplomáticos, consistência e determinação da Indonésia,” disse Sugiono em sua declaração anual à imprensa, acrescentando que a decisão está alinhada com a política externa histórica do país de engajamento livre e ativo na ordem global.
O ministro das Relações Exteriores afirmou que, como membro do BRICS, a Indonésia busca ser uma ponte entre os interesses dos países em desenvolvimento, especialmente na região Ásia-Pacífico, e contribuir para aliviar tensões geoeconômicas e geopolíticas.
Inicialmente estabelecido em 2009 por Brasil, Rússia, Índia e China, com a adesão da África do Sul em 2010, o BRICS agora conta com um total de 10 membros plenos.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!