Um representante de alto escalão do Pentágono anunciou, em uma entrevista coletiva na terça-feira, a criação de oito “coalizões de capacidades” pelo Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia, uma entidade responsável por coordenar o apoio militar ocidental a Kiev.
Essas coalizões dividirão as necessidades militares da Ucrânia em categorias específicas, com nações da OTAN distintas liderando cada grupo.
“Cada coalizão representa um aspecto das capacidades militares da Ucrânia e é coliderada por pelo menos duas nações da OTAN”, explicou o representante. Estas incluem áreas críticas como força aérea, blindagem, artilharia, desminagem, uso de drones, defesa aérea e antimísseis, tecnologia da informação e segurança marítima.
Os líderes dessas coalizões serão responsáveis por desenvolver roteiros que detalhem as necessidades e objetivos de cada setor até o ano de 2027, garantindo assim um suporte coordenado e efetivo à Ucrânia.
A 25ª reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia está programada para ocorrer na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, em 9 de janeiro, e contará com a presença do Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin. Esta reunião visa reforçar a colaboração e o planejamento estratégico entre as nações aliadas no apoio à Ucrânia em seu conflito atual.
Com informações da TASS
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!