BYD supera Tesla no quarto trimestre de 2024

BYD ultrapassa Tesla como maior fabricante mundial de carros elétricos puros no quarto trimestre / Reprodução SCMP

BYD desbanca Tesla como líder global em carros elétricos, com entregas 20% superiores no quarto trimestre e domínio no mercado de veículos acessíveis


A BYD Auto, a gigante chinesa de veículos elétricos (EV), foi a maior vendedora mundial de carros elétricos puros no quarto trimestre de 2024, enquanto as vendas da Tesla no período ficaram aquém das expectativas.

A BYD, com sede em Shenzhen, superou a Tesla, de Austin, Texas, em mais de 20% em termos de entregas. No quarto trimestre, a BYD entregou 595.412 veículos elétricos a bateria (BEVs) aos clientes, um aumento de 13,1% em relação ao ano anterior.

A empresa, que conta com a Berkshire Hathaway de Warren Buffett como acionista, também vendeu 918.556 carros híbridos plug-in (PHEVs) no período, um salto de 120,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A Tesla, de Elon Musk, entregou 495.570 veículos globalmente no quarto trimestre, ficando abaixo da previsão de consenso de 512.277 veículos, segundo uma pesquisa da Bloomberg com analistas. As entregas da Tesla cresceram 2,3% em relação ao ano anterior e 7,1% em relação ao terceiro trimestre. Todos os veículos da Tesla são BEVs.

“A BYD tem uma linha de produtos forte, cujos modelos BEV mais baratos atraem consumidores de renda média e baixa em todo o mundo”, disse Phate Zhang, fundador da CnEVPost, um provedor de dados de carros elétricos baseado em Xangai. “Está posicionada para manter o título de maior fabricante de BEVs do mundo neste ano.”

A BYD, conhecida por seus modelos mais acessíveis, com preços variando entre 80.000 yuan (US$ 10.960) e 200.000 yuan, tem sido uma das maiores beneficiárias do ritmo acelerado da eletrificação de veículos na China na última década.

A empresa entregou 4,27 milhões de veículos elétricos puros e híbridos plug-in no ano passado, um aumento de 41,3% em relação ao ano anterior.

Espera-se que a BYD também supere a Volkswagen (VW) para se tornar a maior montadora da China – incluindo veículos elétricos e movidos a combustíveis fósseis – em 2024. A VW ainda não divulgou seus números de vendas anuais completos.

Pela primeira vez na história, a Tesla, vista como uma montadora de carros elétricos premium, registrou uma queda anual nas entregas. As entregas caíram 1,1% em relação ao ano anterior, para 1,79 milhão de unidades, informou a empresa.

As ações da Tesla, listadas em Nova York, recuaram 6%, para US$ 379,28 na quinta-feira, após acumularem um ganho de 61% em 2024.

Com informações de SCMP*

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.