PEQUIM — O comprimento total das ferrovias de alta velocidade em operação na China atingiu cerca de 47.000 km, de acordo com a Administração Ferroviária Nacional nesta quinta-feira.
O total da malha ferroviária em operação no país alcançou 162.000 km, conforme revelado em uma conferência de trabalho da administração.
Fei Dongbin, chefe da administração, afirmou que o investimento em ativos fixos no setor ferroviário da China deve superar 800 bilhões de yuans (US$ 111,3 bilhões) em 2024.
Um total de 3.000 km de novas linhas entrou em operação este ano, incluindo cerca de 2.300 km de ferrovias de alta velocidade, disse Fei.
“O desenvolvimento de alta qualidade do setor ferroviário tem apoiado o momento de recuperação econômica da China”, disse Fei, citando o crescimento constante no número de passageiros e no volume de cargas transportados pelas ferrovias.
A previsão é que as ferrovias chinesas transportem 4,3 bilhões de passageiros em 2024, um aumento de 11,7% em relação ao ano anterior. Já o volume de transporte de cargas ferroviárias deverá crescer cerca de 3% ano a ano, alcançando 5,18 bilhões de toneladas, de acordo com a administração.
A robusta mobilidade reflete claramente o momento positivo na recuperação econômica mais ampla da China, impulsionada por uma série de políticas de estímulo ao crescimento.
O aumento no transporte ferroviário de passageiros também está estreitamente ligado ao florescimento do setor de turismo na China. Políticas governamentais, incluindo medidas para estimular o consumo e ampliar a política de trânsito sem visto no país, têm despertado crescente interesse entre viajantes domésticos e internacionais.
Com informações da China Daily
Atualizado em: 26-12-2024 15:40