A democrata Rosa DeLauro disse que a remoção das disposições que restringem os investimentos dos EUA na China conflita com os interesses do bilionário
A principal democrata do Comitê de Apropriações da Câmara dos Representantes dos EUA afirmou nesta sexta-feira (20) que os republicanos no Congresso estão protegendo os investimentos chineses de Elon Musk ao eliminar disposições que restringem investimentos dos EUA.
A representante Rosa DeLauro disse em uma carta que Musk, CEO da fabricante de carros elétricos Tesla, pode ter interferido no processo de financiamento do governo para remover uma disposição que regulava investimentos americanos na China, devido a seus “extensos investimentos na China em setores-chave, suas relações pessoais com a liderança do Partido Comunista Chinês, e coloca em dúvida o verdadeiro motivo de sua oposição ao acordo original de financiamento.”
A Câmara dos Representantes, controlada pelos republicanos, aprovou na sexta-feira uma legislação que evitou o fechamento do governo à meia-noite. A legislação estende o financiamento do governo até 14 de março, fornece US$ 100 bilhões para estados afetados por desastres e US$ 10 bilhões para agricultores.
A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Musk publicou várias críticas a DeLauro no X (antigo Twitter) na sexta-feira, incluindo uma em que disse que ela “precisa ser expulsa do Congresso!”
Musk também comentou estar satisfeito com o pacote de gastos: “Passou de um projeto de lei que pesava quilos para um que pesa onças”, escreveu no X.