O yuan chinês, já pressionado desde a reeleição de Trump, sofreu nova desvalorização frente ao dólar, mesmo com seu uso global em alta
O yuan offshore enfraqueceu durante a noite e quebrou um nível psicológico importante de 7,3 por dólar americano, já que a previsão inesperadamente cautelosa do Federal Reserve dos EUA para cortes de juros no ano que vem fortaleceu o dólar.
Nas primeiras horas de quinta-feira, o yuan se desvalorizou para mais de 7,32 por dólar americano — um número maior sinaliza fraqueza relativa do yuan — atingindo seu nível mais baixo desde novembro de 2023, enquanto os dados mais recentes mostraram um aumento na participação da moeda chinesa nos pagamentos globais.
O declínio do yuan foi impulsionado pelas últimas projeções do Fed , que sinalizaram apenas dois cortes de um quarto de ponto percentual na taxa de juros em 2025, já que o banco central reduziu a taxa na quarta-feira em 25 pontos-base para uma faixa de 4,25% a 4,50% — uma perspectiva mais agressiva do que os mercados haviam previsto.
Chen Zhiwu, professor titular de finanças na Universidade de Hong Kong, disse que o yuan enfrentará pressão contínua de depreciação no ano que vem, já que o Fed provavelmente diminuirá o ritmo de cortes nas taxas, enquanto a China deverá adotar “reduções mais fortes nas taxas”.
“Especialmente com Trump potencialmente impondo mais tarifas sobre produtos, o governo chinês pode precisar mostrar maior tolerância a um yuan mais fraco para estabilizar as exportações”, disse Chen.
Na manhã desta quinta-feira (19), o Banco Popular da China definiu a taxa média – também conhecida como taxa de fixação – em 7,1911 por dólar americano, o menor nível em duas semanas, enquanto o yuan offshore foi negociado a 7,31 em relação ao dólar americano na tarde de quinta-feira.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!