Gigante asiático faz história ao vender cortador a laser de 60 kW, o mais rápido do mundo, para os Estados Unidos pela primeira vez
A Penta Laser, uma joint venture entre o Chutian Laser Group e uma empresa italiana, enviou um cortador a laser de 60 kW — considerado o primeiro da indústria de aço estrutural americana — para um cliente não identificado, antes que novos controles de exportação chineses entrassem em vigor.
De acordo com a conta oficial do WeChat do Chinese Journal of Lasers, a máquina de última geração saiu da fábrica da empresa na província de Shandong em 24 de novembro.
Em 1º de dezembro, a China introduziu novas medidas de controle sobre as exportações de laser.
Em sua publicação nas redes sociais na quinta-feira, o jornal disse que o cliente dos EUA era uma empresa multinacional fundada em 1903, conhecida por seu “papel de liderança no setor global de estruturas de aço”.
A máquina é capaz de fatiar aço carbono de 20 mm de espessura (cerca de dois terços de uma polegada) a velocidades de 11-12 metros (36-39 pés) por minuto, de acordo com o relatório.
Ainda não está claro se o cortador a laser ou sua tecnologia relacionada está sujeito à proibição chinesa.
A Penta Laser, com sede em Wenzhou, na província oriental de Zhejiang, revelou o primeiro cortador a laser de 60 kW do mundo em março de 2023, de acordo com o site da empresa.
Enquanto um cortador de 20 kW atinge velocidades de corte de cerca de 3,5 metros (11,5 pés) por minuto, o sistema de 60 kW opera a quatro vezes essa velocidade, com eficiência e precisão incomparáveis, disse a empresa.