Menu

Mohammed al-Bashir: Quem é o novo primeiro-ministro interino da Síria?

O antigo engenheiro liderou o governo de salvação controlado pelo HTS em Idlib antes de se tornar primeiro-ministro interino Mohammed al-Bashir, chefe da administração que comandava Idlib, no noroeste da Síria, foi nomeado primeiro-ministro interino do país após a derrubada de Bashar al-Assad. A decisão foi tomada depois que o líder do Hay’at Tahrir al-Sham […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Omar Haj Kadour/AFP

O antigo engenheiro liderou o governo de salvação controlado pelo HTS em Idlib antes de se tornar primeiro-ministro interino

Mohammed al-Bashir, chefe da administração que comandava Idlib, no noroeste da Síria, foi nomeado primeiro-ministro interino do país após a derrubada de Bashar al-Assad.

A decisão foi tomada depois que o líder do Hay’at Tahrir al-Sham (HTS), Abu Mohammad al-Jolani, se encontrou com o primeiro-ministro sírio Mohammed Jalali e o vice-presidente Faisal Mekdad para discutir um governo de transição na segunda-feira.

“O comando geral nos encarregou de comandar o governo de transição até 1º de março”, disse Bashir na terça-feira, segundo a mídia estatal.

O HTS liderou a ofensiva rebelde de 12 dias que derrubou a dinastia Assad, que governou a Síria nas últimas cinco décadas.

Bashir é o chefe do Governo de Salvação Sírio, uma administração controlada pelo HTS na província de Idlib, desde janeiro de 2024.

Bashir, engenheiro de profissão, nasceu na região de Jabal Zawiya, em Idlib, em meados da década de 1980.

De acordo com um currículo publicado pelo Governo da Salvação, ele estudou engenharia elétrica na Universidade de Aleppo.

Ele também tem qualificação em língua inglesa, planejamento administrativo e gerenciamento de projetos, além de graduação em Sharia e direito pela Universidade de Idlib.

Antes de ingressar no governo da oposição, ele trabalhou como chefe do departamento de instrumentos de precisão na Companhia de Gás Síria.

Mas ele deixou esse emprego em 2021 e se juntou “às fileiras dos revolucionários” em Idlib, segundo seu currículo. Serviu como ministro do desenvolvimento e assuntos humanitários do Governo da Salvação entre 2022 e 2023.

Em janeiro, o Conselho Shura da administração de Idlib elegeu Bashir como seu primeiro-ministro.

Bashir concorreu com base na plataforma de modernização do governo por meio do uso da tecnologia, fortalecimento da economia e priorização das necessidades humanitárias das pessoas deslocadas em Idlib, informou o Levant24, um meio de comunicação sírio, em janeiro.

Idlib tem sido governada por vários grupos de oposição a Damasco desde que a guerra civil síria eclodiu em 2011. O HTS consolidou seu controle sobre a área em 2017.

O Governo da Salvação é considerado uma administração tecnocrática, com algumas áreas de governança, como saúde e educação, delegadas a instituições locais e organizações de ajuda estrangeira, enquanto controla a segurança e a economia.

Mas a liberdade de expressão foi sufocada pelo HTS durante seu governo em Idlib, incluindo violência e prisões arbitrárias usadas para reprimir vozes dissidentes.

Publicado originalmente pelo Middle East Eye em 10/12/2024 – 14h31

, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes