Pequim responde às ameaças de Washington com sanções direcionadas a funcionários americanos envolvidos em assuntos relacionados a Hong Kong.
Pequim vai impor restrições de visto a funcionários norte-americanos envolvidos em questões relacionadas a Hong Kong, informou o Ministério das Relações Exteriores da China nesta terça-feira.
As medidas são uma resposta às ameaças de Washington de sancionar autoridades chinesas responsáveis pela implementação da lei de segurança nacional de Hong Kong.
“Os EUA usaram questões relacionadas a Hong Kong para impor restrições de visto a funcionários chineses, o que interferiu de forma grosseira nos assuntos internos da China e violou seriamente os princípios do direito internacional e as normas básicas das relações internacionais”, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, destacando que o país asiático decidiu impor restrições de visto aos funcionários dos EUA que “agiram de forma flagrante” em questões relacionadas a Hong Kong.
A porta-voz enfatizou ainda que os assuntos de Hong Kong são questões internas da China. “Pedimos aos EUA que respeitem sinceramente a soberania da China, respeitem o Estado de Direito de Hong Kong e parem de se intrometer nos assuntos de Hong Kong, seja qual for a forma”.
Além disso, Mao Ning afirmou que a China permanece inabalável em sua determinação de salvaguardar a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento da nação e de se opor a qualquer interferência externa nos assuntos de Hong Kong.
Publicado originalmente pela RT Brasil em 10/12/2024 – 18h40
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!