Chinesa cresce 34% em novembro, impulsionada pela alta demanda de chips para IA, enquanto rivais como Intel e Samsung lutam para se destacar
As vendas da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) aumentaram 34% em novembro, refletindo o crescimento sustentado pela demanda de IA, apesar das preocupações de que a construção de datacenters possa desacelerar.
A fabricante de chips preferida da Apple Inc. e Nvidia Corp. registrou vendas mensais de NT$276,1 bilhões (US$ 8,5 bilhões).
As vendas combinadas de outubro e novembro cresceram 31,4%, com base nos cálculos da Bloomberg, enquanto os analistas projetam um crescimento de 36,3% no trimestre atual. As ações da TSMC subiram cerca de 80% neste ano.
A empresa taiwanesa é vista como um termômetro para a construção de datacenters de inteligência artificial.
Desde o lançamento do ChatGPT, no final de 2022, a TSMC e outros fornecedores de hardware de IA têm se beneficiado com o enorme gasto de empresas de tecnologia como Microsoft Corp. e Amazon.com Inc. em servidores e datacenters.
No entanto, os investidores estão cada vez mais preocupados se os gastos vão gerar retornos, já que ainda falta um aplicativo “matador” de IA.
Ainda assim, enquanto seus rivais Samsung Electronics Co. e Intel Corp. enfrentam dificuldades para conquistar clientes para fabricar seus chips, a TSMC pode ver um poder de precificação à frente, segundo o analista da Bloomberg Intelligence, Charles Shum.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!