Stellantis aposta em baterias LFP mais baratas para enfrentar resistência de consumidores aos altos preços dos carros elétricos
A Stellantis NV e a China’s Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. planejam investir até €4,1 bilhões (US$ 4,3 bilhões) para construir uma nova fábrica na Espanha voltada para baterias de veículos elétricos.
A fábrica em Zaragoza começará a produzir baterias de fosfato de ferro-lítio — também conhecidas como LFP — até o final de 2026, disseram as empresas em um comunicado conjunto na terça-feira. A capacidade da instalação poderá chegar a 50 gigawatt-hora, dependendo do mercado de veículos elétricos na Europa e do apoio contínuo das autoridades espanholas e da União Europeia.
A fabricante de Jeeps Stellantis está “adotando todas as tecnologias avançadas de baterias disponíveis para oferecer produtos de veículos elétricos competitivos aos nossos clientes”, afirmou o presidente John Elkann.
A Europa tem enfrentado dificuldades em seus esforços para construir uma indústria de baterias local que possa quebrar o domínio da China no setor de veículos elétricos. O fabricante sueco de baterias Northvolt AB entrou com pedido de falência no mês passado, e outros projetos foram adiados ou cancelados.
Montadoras, incluindo a Stellantis, estão recorrendo a baterias LFP mais baratas para tentar atrair clientes que até agora hesitaram devido aos altos preços dos veículos elétricos.
Com informações da Bloomberg*
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!