Muitos se sentem ‘desconfortáveis’ por causa da discriminação, de acordo com o matemático Yau Shing-Tung
A China deveria se concentrar no desenvolvimento de tecnologias originais e conhecimento científico, além de aproveitar a expertise dos cientistas que retornam dos Estados Unidos, segundo um renomado matemático sino-americano.
Yau Shing-Tung se aposentou da Universidade de Harvard em 2022 para lecionar na Universidade de Tsinghua e ajudar a China a se tornar uma potência em matemática. Ele afirmou que muitos estudantes de etnia chinesa foram afastados dos EUA pela discriminação do governo, incluindo acusações de uso indevido de fundos de pesquisa americanos em benefício da China.
“Os cientistas chineses não têm escolha a não ser deixar os EUA porque eles trabalham melhor em um ambiente de pesquisa favorável”, disse ele.
“Esse êxodo é lamentável para os EUA, pois pode diminuir suas capacidades de pesquisa. Para a China, o retorno desses cientistas significa ganhar talentos de alto nível, mas também resulta em laços enfraquecidos com os EUA e na perda de conhecimento direto sobre tecnologias avançadas.”
Um número crescente de cientistas de destaque está deixando o Ocidente para instituições chinesas. O centro de matemática de Yau na Universidade de Tsinghua, em Pequim, é um exemplo, onde matemáticos estrangeiros de alto nível têm sido recrutados.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!