Irã realiza lançamento espacial bem-sucedido e desafia Ocidente

O Irã conduziu o lançamento usando seu programa Simorgh / Reprodução / SCMP

Foguete iraniano coloca sistema de propulsão e cargas de pesquisa em órbita de 400 km, marcando um avanço no programa espacial do país


O Irã anunciou nesta sexta-feira (6) que realizou um lançamento espacial bem-sucedido, o mais recente de seu programa, que o Ocidente afirma melhorar o programa de mísseis balísticos de Teerã.

O lançamento foi realizado com o foguete Simorgh, que faz parte do programa de satélites do Irã, no Centro Espacial Imam Khomeini, na província rural de Semnan, o local do programa espacial civil iraniano.

O Simorgh transportou um “sistema de propulsão orbital”, além de dois sistemas de pesquisa para uma órbita de 400 km (250 milhas) acima da Terra. Esse sistema pode permitir ao Irã alterar a órbita de uma nave espacial, algo que Teerã deseja há muito tempo, para alcançar órbitas geo-sincrônicas para seus satélites.

O Irã também colocou a carga útil do Simorgh em 300 kg (660 libras), mais pesada que os lançamentos bem-sucedidos anteriores. Não houve confirmação independente imediata do sucesso do lançamento. O exército dos EUA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O anúncio ocorre em meio a crescentes tensões no Oriente Médio, devido à guerra contínua de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza e a um cessar-fogo instável no Líbano.

Os Estados Unidos já disseram que os lançamentos de satélites do Irã desrespeitam uma resolução do Conselho de Segurança da ONU e pediram que Teerã não realize nenhuma atividade envolvendo mísseis balísticos capazes de entregar armas nucleares. As sanções da ONU relacionadas ao programa de mísseis balísticos do Irã expiraram em outubro de 2023.

Com informações do SCMP*

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.