Lip-Bu Tan, ex-conselheiro da Intel, pode assumir o comando após disputas com Gelsinger, mudando o rumo da gigante tecnológica
A Intel está ativamente buscando um novo CEO após a renúncia de Pat Gelsinger, que deixou o cargo na segunda-feira. O conselho está considerando vários candidatos, incluindo o ex-membro do conselho Lip-Bu Tan, que se afastou da diretoria da Intel há alguns meses após desentendimentos com Gelsinger sobre os rumos da empresa, segundo informações da Reuters.
A saída de Gelsinger teria ocorrido após o conselho da Intel expressar frustração com o progresso lento de seus esforços para revitalizar a companhia.
Gelsinger teria recebido a opção de se aposentar ou ser demitido. A Intel formou um comitê de busca para supervisionar o processo de seleção de seu próximo CEO.
Embora as deliberações ainda estejam em estágio inicial, espera-se que o conselho tome uma decisão final nas próximas semanas.
Há vários candidatos sendo avaliados. Embora nenhuma decisão tenha sido tomada, Lip-Bu Tan, um veterano investidor da indústria de tecnologia e ex-CEO da Cadence Design Systems, surgiu como um candidato em potencial.
Tan desempenhou um papel fundamental na transformação da Cadence em um negócio próspero e tem grande respeito na indústria (ele inclusive recebeu o Prêmio Lifetime of Innovation da imec), o que o torna um forte concorrente.
No entanto, há um obstáculo: embora tenha investido em várias empresas, ele nunca gerenciou uma companhia do tamanho da Intel, que desenvolve sua própria linha de produtos e produz chips.
Além disso, não está claro quais são os objetivos do conselho para o próximo CEO da Intel e quanto tempo ele terá. Pat Gelsinger foi CEO da Intel por 3,5 anos, e transformar uma empresa do porte da Intel leva tempo. Na verdade, todos os produtos que a Intel tem agora foram desenvolvidos antes do mandato de Gelsinger.
Lip-Bu Tan fez parte do conselho da Intel por quase dois anos, após ingressar em setembro de 2022 e assumir responsabilidades expandidas relacionadas às operações de manufatura.
Durante seu tempo no conselho da Intel, Lip-Bu Tan teria tido desentendimentos com Pat Gelsinger sobre várias questões, incluindo o tamanho da força de trabalho, a estratégia da empresa para fabricação contratada e sua cultura interna.
Esses desentendimentos acabaram levando à saída de Tan em agosto de 2023. Apesar disso, o conselho da Intel recentemente entrou em contato com Tan para explorar seu interesse em liderar a empresa, segundo a Reuters.
A Intel teria se recusado a comentar sobre a busca pelo substituto de Pat Gelsinger, já que o processo de seleção é confidencial. Da mesma forma, Lip-Bu Tan e representantes de sua empresa de capital de risco, Walden Catalyst, não fizeram declarações.