Menu

PL já articula recurso em cortes internacionais para possível condenação de Bolsonaro

Partido Liberal planeja recorrer à Corte Interamericana e ao Tribunal de Haia caso STF condene Bolsonaro, apostando em apoio internacional de Trump O PL considera apelar a tribunais internacionais caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a CNN, a discussão tem sido liderada por deputados e senadores do partido. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Em caso de condenação, seria possível recorrer ao próprio STF / Reprodução

Partido Liberal planeja recorrer à Corte Interamericana e ao Tribunal de Haia caso STF condene Bolsonaro, apostando em apoio internacional de Trump


O PL considera apelar a tribunais internacionais caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a CNN, a discussão tem sido liderada por deputados e senadores do partido.

Espera-se que o Poder Judiciário analise uma possível denúncia contra Bolsonaro no segundo semestre de 2025. Se houver condenação, será possível recorrer ao próprio STF.

No entanto, com base no histórico da Suprema Corte, é improvável que um recurso altere uma decisão tomada em plenário. Por isso, o próximo passo planejado seria buscar organismos internacionais.

Parlamentares alinhados a Bolsonaro esperam que um eventual apoio de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, possa contribuir.

Entre os possíveis destinos para os recursos estão a Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Costa Rica, e o Tribunal Penal Internacional, na Holanda.

Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal em três investigações: casos envolvendo vacinas, joias e um suposto plano golpista. A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve decidir sobre uma denúncia apenas no próximo ano.

Desde o indiciamento formalizado na última quinta-feira (21), a orientação no partido tem sido aguardar o acesso completo ao relatório final antes de emitir declarações.

O ex-presidente tem respondido às críticas em postagens nas redes sociais. Durante o fim de semana, Bolsonaro chamou de “historinha” a investigação da PF sobre um suposto plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

, , , , , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes