Pena máxima pode deixar Bolsonaro inelegível até os 106 anos

Fim político de Bolsonaro? Inelegibilidade pode durar até ele completar 106 anos / Agência Brasil

Se condenado, ex-presidente pode nunca mais retornar à política, passando o resto da vida sem disputar novas eleições


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), indiciado pela Polícia Federal (PF) na última quinta-feira (21), pode enfrentar inelegibilidade até 2061 caso seja processado e receba a pena máxima pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Se condenado, Bolsonaro só poderia disputar eleições aos 106 anos. A soma das penas atribuídas pela PF pode alcançar 28 anos de prisão.

Além disso, ao fim do cumprimento da sentença, o ex-presidente ainda enfrentaria mais oito anos de inelegibilidade devido à Lei da Ficha Limpa.

Atualmente, Bolsonaro já está inelegível até 2030, decisão tomada em 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na ocasião, o TSE concluiu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e usou indevidamente meios de comunicação ao divulgar informações falsas sobre as urnas eletrônicas durante uma reunião com embaixadores.

Rhyan de Meira: Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.