Menu

Netanyahu confirma autorização de ataque a pagers contra Hezbollah no Líbano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou que autorizou uma operação que envolveu o uso de pagers bomba contra membros do Hezbollah no Líbano. O ataque, que até então não havia sido reivindicado oficialmente, resultou na morte de 37 pessoas, incluindo indivíduos próximos às áreas das explosões. A confirmação veio através do porta-voz de Netanyahu, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reuters/Mike Segar

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou que autorizou uma operação que envolveu o uso de pagers bomba contra membros do Hezbollah no Líbano. O ataque, que até então não havia sido reivindicado oficialmente, resultou na morte de 37 pessoas, incluindo indivíduos próximos às áreas das explosões.

A confirmação veio através do porta-voz de Netanyahu, Omer Dostri, e foi feita durante uma reunião do Conselho de Ministros. De acordo com informações divulgadas pelo UOL e pelo Times of Israel, a operação visava especificamente eliminar Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, que foi morto dias após o ataque.

O plano de utilizar pagers como dispositivos explosivos foi desenvolvido em 2022, num período de relativa calma nas fronteiras entre Israel e Líbano. Segundo relatos, a estratégia incluiu a participação de agentes em vários países e contou com o apoio do Mossad, a agência de inteligência de Israel, que desempenhou papel crucial infiltrando-se no Hezbollah com a ajuda de informantes e monitoramento eletrônico.

A revelação da autoria israelense deste ataque surge em um contexto delicado, já que houve oposição dentro do próprio governo de Israel quanto à decisão de levar adiante tal operação. As implicações dessa confirmação são significativas, tanto para as relações internacionais na região quanto para a política interna israelense.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes