Menu

BNDES fecha contrato milionário para exportação caças da Embraer para o Paraguai

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou um contrato significativo com o governo do Paraguai para financiar a exportação de seis aeronaves Super Tucano, acompanhadas de um pacote logístico da Embraer S.A. para a Força Aérea Paraguaia. O acordo, no valor de R$ 600 milhões, foi concretizado durante a Cúpula de Líderes […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
DIVULGAÇÃO

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou um contrato significativo com o governo do Paraguai para financiar a exportação de seis aeronaves Super Tucano, acompanhadas de um pacote logístico da Embraer S.A. para a Força Aérea Paraguaia.

O acordo, no valor de R$ 600 milhões, foi concretizado durante a Cúpula de Líderes do G20, realizada no Rio de Janeiro.

A cerimônia de assinatura, que ocorreu no último dia da cúpula nesta terça-feira, 19, teve as presenças do ministro da Economia do Paraguai, Carlos Fernández Valdovinos, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Mercadante destacou a importância do contrato, ressaltando que este marca a primeira operação de financiamento à exportação de produtos de defesa pelo BNDES em mais de uma década, evidenciando a retomada do banco no apoio à Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil.

Ele enfatizou que os financiamentos do BNDES são essenciais para complementar os recursos disponíveis no mercado privado, permitindo que os exportadores brasileiros possam competir em igualdade de condições no mercado internacional.

O presidente do BNDES mencionou ainda que a operação é parte da estratégia da Nova Indústria Brasil, que se concentra no desenvolvimento de setores estratégicos de alta tecnologia e inovação.

“Essa foi a primeira operação de financiamento a exportações de produtos de Defesa aprovada em mais de 13 anos pelo BNDES, marcando a retomada do banco no apoio à Base Industrial de Defesa [BID] brasileira. É um setor estratégico da Nova Indústria Brasil, por ser intensivo em tecnologia e gerador de inovações, com fabricação de produtos de alto valor agregado e geração de empregos de alta qualificação”, destacou.

Os Super Tucanos, utilizados para treinamento, reconhecimento e combate, deverão melhorar a capacidade tecnológica do Paraguai no combate ao narcoterrorismo, conforme informações do BNDES.

O A-29 Super Tucano é reconhecido mundialmente em sua categoria, com mais de 260 unidades entregues e mais de 500 mil horas de voo acumuladas, sendo empregado por 16 forças aéreas ao redor do mundo.

Além dos Super Tucanos, a Embraer também produz outras aeronaves de combate para a Força Aérea Brasileira (FAB), incluindo o F-5M Tiger, o A-1 AMX e o Gripen, este último um projeto conjunto com a empresa sueca Saab, cujo voo inaugural está programado para 2025.

Este acordo reafirma o compromisso do BNDES em fortalecer a indústria de defesa nacional e expandir a presença de produtos brasileiros de alta tecnologia no cenário global.

, , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes