PIB cresce 5,1% em setembro sobre ano anterior

O IBC-Br é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) / Divulgação / Porto de Santos

Economia brasileira acelera: PIB cresce 5,1% em setembro, com alta consistente no trimestre e acumulado de 3,3% no ano, aponta BC


A economia brasileira segue em ascensão, com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrando crescimento expressivo de 5,1% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2023.

Na análise mensal, o IBC-Br apontou alta de 0,8% em setembro em relação a agosto, reforçando o desempenho positivo observado no mês anterior, quando a economia já havia crescido 0,2%.

Os dados são dessazonalizados, ajustados para remover flutuações típicas de períodos específicos do ano.

O ritmo de crescimento também se destaca no acumulado do terceiro trimestre. Entre julho e setembro, a atividade econômica avançou 1,1%, enquanto na comparação anual com o mesmo período de 2023, o crescimento foi de 4,7%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o índice registrou alta de 3%, e, no ano, já acumula avanço de 3,3%, consolidando a recuperação da economia brasileira.

O IBC-Br, que antecipa tendências do PIB e serve como termômetro para possíveis pressões inflacionárias, reforça as expectativas positivas para os próximos resultados.

O dado oficial do PIB para o terceiro trimestre, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será divulgado no dia 3 de dezembro.

No segundo trimestre, a economia já havia apresentado uma expansão de 1,4% em relação ao primeiro trimestre, demonstrando consistência na recuperação econômica.

Esses números confirmam que o Brasil está trilhando um caminho sólido de crescimento e superação dos desafios econômicos recentes.


Leia também

Safra brasileira de grãos deve registrar novo recorde histórico em 2025

A área semeada de arroz terá um salto significativo, passando de 1,6 milhão para 1,77 milhão de hectares no ciclo 2024/25 / Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Safra 2024/25 deve crescer 8,2%: Conab projeta recorde na produção de grãos com recuperação na produtividade e área plantada maior


A segunda estimativa para a safra de grãos em 2024/25 aponta um volume de produção de 322,53 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 8,2% em relação ao ciclo anterior, ou cerca de 24,6 milhões de toneladas a mais.

Este crescimento reflete a ampliação da área plantada e a expectativa de recuperação da produtividade média das lavouras no país. No total, os agricultores deverão semear 81,4 milhões de hectares, acima dos 79,9 milhões de hectares cultivados em 2023/24, segundo o 2º Levantamento de Grãos da Safra 2024/25, divulgado nesta quinta-feira (14) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Arroz registra maior crescimento na área plantada

De acordo com a Conab, o maior crescimento na área plantada é esperado para o arroz, que deve passar de 1,6 milhão de hectares em 2023/24 para 1,77 milhão de hectares no atual ciclo.

A semeadura já alcançou 65% da área estimada nas principais regiões produtoras. Com uma produtividade projetada de 6.814 quilos por hectare, a produção total deve superar 12 milhões de toneladas.

Continue lendo…

Com informações da Agência Brasil e Conab*

Rhyan de Meira: Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.