China revela arma de micro-ondas capaz de destruir drones a 3 km

Essas armas podem beneficiar a China durante seu possível conflito com Taiwan ou outras potências rivais no futuro / Reprodução

Tecnologia inovadora chinesa usa micro-ondas invisíveis para neutralizar alvos a longa distância, revolucionando a guerra moderna


A China está fazendo avanços significativos em múltiplas tecnologias militares, que prometem dar ao país uma vantagem sobre seus adversários em possíveis conflitos futuros. Durante um recente show aéreo gigante em Zhuhai, Pequim revelou diversas tecnologias militares revolucionárias — incluindo um sistema de armas de defesa aérea móvel.

Chamado de FK-4000, o sistema de armas de defesa aérea móvel é supostamente capaz de interceptar os menores e mais leves drones utilizando micro-ondas de alta potência (HPM).

Estreado pela China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), o FK-4000 pode lançar rajadas de micro-ondas em menos de um segundo, a uma distância de quase duas milhas.

Armas de micro-ondas

Em sistemas de contra-ataque, as armas de micro-ondas são consideradas mais avançadas que os sistemas tradicionais. Essas armas são mais rápidas, eficientes, invisíveis e têm a capacidade de atingir uma área de superfície maior. O FK-4000 também conta com uma matriz de antenas com quase 26 pés de largura.

Também estava em exibição um sistema HPM desenvolvido pelo Norinco Group, que apresenta uma matriz de emissores de micro-ondas semelhante ao FK-4000, com uma montagem de rastreamento e um radar integrado de busca e rastreamento posicionado na parte superior. Outra gigante dos sistemas de defesa, a China Electronics Technology Group Corporation (CETC), também incorporou as vantagens dessa tecnologia em seu Thunder Low-Altitude Defence System, segundo o SCMP.

“A 15ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China está destacando a expansão da tecnologia aeroespacial para a vida cotidiana, marcada por uma enxurrada de acordos de projetos de bem-estar público”, disse a CASC em um comunicado.

A CASC realizou uma cerimônia de assinatura na terça-feira para acordos abrangendo vários projetos importantes, incluindo:

  • Satélites meteorológicos, marítimos e de comunicação;
  • Serviços de lançamento de foguetes;
  • Aeroespacial comercial;
  • Indústrias emergentes estratégicas, como economia de baixa altitude, equipamentos avançados e energia de hidrogênio.

No total, mais de 70 acordos de cooperação e documentos indicando intenção de parceria foram assinados, com um valor contratual acumulado próximo a US$ 8,3 bilhões (60 bilhões de yuans).

Veículo de lançamento de enxame

Durante o show aéreo, a fabricante de eletrônicos militares CETC também exibiu uma segunda edição de um veículo de lançamento de enxame. Este veículo tem capacidade para transportar 48 drones de asa fixa, que podem ser lançados em apenas quatro minutos. Cada veículo pode carregar dois conjuntos de drones, com uma carga útil máxima de 15,4 lb (7 kg) e peso de decolagem de 66 lb (30 kg). Os drones possuem uma autonomia de até 120 minutos, segundo o SCMP.

Performances aéreas inéditas

Na cerimônia de abertura do evento, a China apresentou performances de voo sem precedentes com três tipos de caças furtivos:

  1. A estreia do recém-revelado J-35A;
  2. Um grupo de J-20s;
  3. O visitante russo Su-57, exibido pela primeira vez no show aéreo.

A China também revelou o drone Wing Loong-X, demonstrando pela primeira vez suas capacidades antissubmarino completas.

Construído com propriedade intelectual totalmente independente, o Wing Loong-X é um sistema aéreo não tripulado de média altitude e longa duração, com capacidade de longo alcance, carga pesada e múltiplas tarefas, segundo o Global Times.

Essas armas e tecnologias inovadoras podem oferecer à China uma vantagem estratégica em possíveis conflitos futuros, seja envolvendo Taiwan ou outras potências rivais.

Com informações de Agências de Notícias*

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.