A Air France anunciou a suspensão temporária dos voos sobre uma área específica do Mar Vermelho. Esta decisão, comunicada no domingo, ocorreu após a tripulação de um de seus aviões relatar a visão de um “objeto luminoso” em grande altitude sobre o Sudão.
De acordo com a agência AFP, a medida foi descrita como um ato de precaução devido à instabilidade geopolítica crescente na região.
A companhia aérea confirmou que a suspensão do sobrevoo se baseia em um “princípio de precaução” e que será mantida “até nova ordem”. Em detalhe, a Air France revelou que a tripulação de um de seus voos avistou o objeto luminoso e que, em resposta, algumas rotas de voos foram ajustadas, incluindo o retorno de algumas aeronaves aos aeroportos de origem.
Até o momento, a Air France é a única operadora aérea a tomar tal medida, enquanto o espaço aéreo sobre o Mar Vermelho permanece oficialmente aberto para tráfego aéreo.
O contexto regional é marcado por tensões geopolíticas e militares desde novembro de 2023, especialmente devido às atividades dos rebeldes houthis no Iêmen.
Este grupo tem realizado ataques com mísseis e drones contra alvos que consideram aliados de Israel, em um reflexo do conflito intensificado com Israel e o grupo Hamas desde outubro de 2023. Estes ataques são parte do apoio dos houthis aos palestinos na Faixa de Gaza.