O governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), revelou planos para a expansão das rotas de trens intercidades que incluem novos destinos para Franca e Marília.
Estes projetos foram divulgados em um documento que também trata da implantação de trens turísticos no estado.
De acordo com o documento, a Secretaria de Turismo e Viagens foi encarregada de estudar as rotas previamente analisadas pela SPI.
Atualmente, algumas rotas já são conhecidas e foram promovidas através do programa SP nos Trilhos, destacando-se o TIC Sorocaba-Campinas e Campinas-Ribeirão Preto.
O itinerário Sorocaba-Campinas serve como rota perimetral, conectando duas grandes cidades do interior paulista e atendendo cinco municípios ao longo de seu trajeto. Já a rota Campinas-Ribeirão Preto abrangerá 14 municípios.
O documento também confirmou estudos para duas novas rotas. A primeira é uma extensão do trajeto até Ribeirão Preto, expandindo o serviço até Franca, e a segunda rota estenderá o TIC Eixo Oeste, que atualmente liga Sorocaba a Marília.
A rota Ribeirão-Franca incluirá seis municípios, enquanto o traçado até Marília atravessará 20 municípios, incluindo Sorocaba, Botucatu, Bauru e Marília, com uma população combinada de 1,4 milhão de habitantes.
Além dessas rotas, o governo estadual avalia a viabilidade de outras extensões, como a ligação de São José dos Campos a Taubaté e de Campinas a Araraquara, ambas ainda em fase avançada de estudos.
Os planos para a expansão da rede ferroviária de passageiros no estado ainda estão em fase de estudo, sem prazos definidos para a implantação dos serviços.
A prioridade do governo atualmente se concentra em desenvolver as rotas prioritárias que conectam a capital paulista a Campinas, Sorocaba, Santos e São José dos Campos.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!