O conselho editorial do New York Times publicou um editorial no sábado, 2, instando os eleitores americanos a votarem contra o candidato republicano Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos marcada para 5 de novembro.
O conselho, que opera de forma independente da redação do jornal e é composto por jornalistas de opinião, expressou preocupações sérias sobre a capacidade de liderança de Trump.
No texto, o conselho acusou Trump de comportamentos corruptos e desrespeitosos às leis, e de ser enganoso em suas ações políticas. Argumentaram que, se reeleito, Trump poderia usar seus poderes executivos para perseguir opositores políticos e organizar deportações em massa.
O editorial também prevê que uma nova presidência de Trump poderia causar “devastação” para os pobres e a classe média e ter efeitos nocivos sobre o clima, além de enfraquecer alianças internacionais de Washington e fortalecer autocratas pelo mundo.
Donald Trump está concorrendo à presidência pela terceira vez e enfrenta Kamala Harris, a atual vice-presidente dos Estados Unidos, que é a candidata pelo Partido Democrata com forte apoio no estado de Nova York. O conselho concluiu o editorial com um apelo direto aos eleitores: “Vocês já conhecem Donald Trump. Ele é incapaz de liderar… Os americanos merecem algo melhor. Votem.”