O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, advertiu neste sábado (2) que tanto Israel quanto os Estados Unidos “certamente receberão uma resposta devastadora” pelos recentes ataques israelenses a instalações militares iranianas. As declarações foram proferidas em um encontro com estudantes.
Khamenei destacou a determinação do Irã em se preparar para qualquer confronto futuro, indicando que o país está fortalecendo suas capacidades militares e políticas.
“Estamos certamente fazendo todo o necessário para preparar a nação iraniana para enfrentar a arrogância, seja em termos de prontidão militar, armamentos ou ações políticas, e graças a Deus, nossos oficiais estão atualmente engajados nisso”, afirmou.
Fontes próximas ao governo iraniano, segundo relatos da CNN, apontam que o Irã está avaliando formas de retaliar aos ataques, e a expectativa é que essa resposta seja realizada antes das próximas eleições presidenciais nos EUA.
A retaliação seria direcionada tanto contra Israel, autor dos ataques, quanto contra os Estados Unidos, por seu apoio contínuo ao estado israelense.