Menu

Corte de gastos de Haddad causa mal-estar e bate-boca de ministros na frente de Lula

O Palácio do Planalto foi palco de intensas reuniões nos últimos dias, para tentar convencer ministros do pacote de corte de gastos defendido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. As discussões, segundo informações da Coluna do Estadão, envolveram momentos de tensão entre ministros de áreas-chave, refletindo as divergências internas e o crescente receio de impactos […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Cristiano Mariz/Agência O Globo

O Palácio do Planalto foi palco de intensas reuniões nos últimos dias, para tentar convencer ministros do pacote de corte de gastos defendido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

As discussões, segundo informações da Coluna do Estadão, envolveram momentos de tensão entre ministros de áreas-chave, refletindo as divergências internas e o crescente receio de impactos negativos nas eleições de 2026.

Durante um dos encontros, houve um confronto mais acirrado entre o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ambos do PT, na presença do presidente Lula. A discussão teria girado em torno da falta de diálogo sobre mudanças nos programas de abono salarial e seguro-desemprego.

A reunião também revelou preocupações com cortes em áreas vitais como saúde, educação e previdência, levantando questões sobre a preservação da identidade social do governo Lula.

A insatisfação se estende ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticado por sua postura ríspida e alegada falta de diálogo com colegas, incluindo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Outro ponto de discórdia foi a possibilidade de alterações no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), expressa pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Esse debate interno espelha a divisão no partido entre uma ala que defende uma política fiscal mais rígida, liderada por Haddad, e outra que advoga por mais investimentos estatais, como sugerido pela ministra da Gestão, Esther Dweck.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também se pronunciou, alertando para o cuidado necessário na modernização do discurso do partido, e reiterando a importância de não desvincular o salário mínimo dos benefícios previdenciários.

No contexto internacional, a recente vitória de Donald Trump nas eleições americanas adicionou uma nova dimensão de preocupação, com o temor de que o fortalecimento das políticas conservadoras no exterior possa reforçar a oposição interna no Brasil.

, , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ligeiro

06/11/2024 - 22h54

As vezes leio de alguns “progressistas” online que “Lula não é totalmente de esquerda”. Dado o que vem acontecendo no Lula 3, muitas vezes é essa a sensação mesmo. Pois não há programas para dar a população mais estabilidade financeira, apesar dos esforços em projetos onde não há dinheiro direto na mão do cidadão. E isso falo de Educação e Saúde.

As eleições municipais mostraram o problema maior: as pessoas apenas querem ter um ganho financeiro. Se hovuesse programa de renda mínima universal, será que teríamos políticos melhores escolhidos para municípios?

E ao ver a preocupação do Haddad no ” apertar o cinto da calça” ao invés do “investir na população para não ser cooptada pela corrupção geral”, mostra que no final o PT é menos de esquerda do que muitas vezes é defendido.

Saulo

06/11/2024 - 19h52

De Lula não de Haddad, quem decide é o Rato da República.

Espertalhão…

Saulo

06/11/2024 - 17h45

Este emaranhado de tranquieras que chamam de governo é a coisa mais patética que o Brasil conseguiu produzir até hoje.


Leia mais

Recentes

Recentes