Menu

China inaugura exportação de computadores quânticos

China avança na corrida quântica: computador supercondutor Origin Wukong conquista cliente estrangeiro e desafia gigantes como IBM! O poder de computação do computador quântico supercondutor de terceira geração, desenvolvido de forma independente pela China, o Origin Wukong, foi vendido pela primeira vez a um cliente estrangeiro, marcando um reconhecimento internacional mais amplo da tecnologia de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
" Origin Wukong ", computador quântico supercondutor autônomo de terceira geração da China / Foto: Cortesia de Origin Quantum

China avança na corrida quântica: computador supercondutor Origin Wukong conquista cliente estrangeiro e desafia gigantes como IBM!


O poder de computação do computador quântico supercondutor de terceira geração, desenvolvido de forma independente pela China, o Origin Wukong, foi vendido pela primeira vez a um cliente estrangeiro, marcando um reconhecimento internacional mais amplo da tecnologia de computação quântica chinesa.

A Origin Quantum Computing Technology Co, primeira empresa de computação quântica da China, com sede em Hefei, na província de Anhui, no leste do país, anunciou na segunda-feira em um comunicado à imprensa sua primeira venda internacional.

O Origin Wukong é equipado com um chip quântico supercondutor proprietário de 72 qubits.

Desde seu lançamento, em 6 de janeiro, o Origin Wukong já completou 270.000 tarefas de computação para usuários de 133 países. Entre os principais usuários que acessam o Origin Wukong remotamente do exterior estão EUA, Rússia e Japão.

“A compra de capacidades de computação quântica nativas da China por empresas estrangeiras representa um reconhecimento inicial da força da computação quântica chinesa no cenário internacional”, afirmou Zhao Xuejiao, vice-diretor do Anhui Quantum Computing Engineering Research Center e chefe da equipe de desenvolvimento de serviços em nuvem da Origin Wukong, ao Global Times na segunda-feira. Ela destacou que a empresa agora oferece poder de computação quântica supercondutora no mercado global com preços equivalentes aos de concorrentes como a IBM.

Zhao observou que universidades, incluindo a Universidade de Pequim, já assinaram contratos para utilizar as capacidades de computação quântica do Origin Wukong, e mais de 60 universidades chinesas iniciaram programas de educação em computação quântica centrados nesta tecnologia.

“A exportação do poder de computação da China impulsionará a comercialização da tecnologia de computação quântica e aumentará a posição da China no setor global de computação quântica”, disse Wang Peng, pesquisador associado da Academia de Ciências Sociais de Pequim, ao Global Times na segunda-feira.

Segundo o comunicado à imprensa, a maior simulação de computação quântica de dinâmica de fluidos do mundo foi realizada com a tecnologia da Origin Wukong. Essas capacidades avançadas de computação aceleram as atualizações de design em indústrias como a automotiva e a aeronáutica, além de reduzir custos, em um momento em que computadores tradicionais encontram dificuldade para atender demandas de alta escala, precisão e velocidade.

“A China reforçará a integração da tecnologia de computação quântica em diversos setores, promovendo sua aplicação em áreas como finanças, saúde e logística”, acrescentou Wang, destacando o valor econômico e social da computação quântica por meio de sua comercialização.

Via Agências de Notícias

, , , , , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes