Brasil pede aos EUA que encerrem embargo contra Cuba em discurso na ONU

REPRODUÇÃO

Durante um discurso na Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira, o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, exigiu que os Estados Unidos retirem o embargo econômico imposto a Cuba.

As declarações foram reportadas pelo G1, destacando a “grande preocupação” do Brasil com a situação crítica em Cuba, agravada pela recente crise energética resultante do furacão Oscar.

O furacão causou significativas destruições em Cuba, deixando o país sem energia elétrica, além de provocar seis mortes e danos severos a infraestruturas residenciais.

Segundo Vieira, as rigorosas sanções americanas, incluindo o embargo e a classificação de Cuba como um dos “Estados patrocinadores do terrorismo“, intensificaram os problemas enfrentados pela nação caribenha, especialmente em termos de resposta à crise humanitária.

O embargo, que restringe negócios de empresas americanas e internacionais com Cuba e limita a exportação de alimentos exceto por ajuda humanitária, foi severamente criticado pelo ministro brasileiro. Vieira apelou para que os Estados Unidos revissem sua política em relação a Cuba.

Ele pediu a remoção das sanções, a exclusão de Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo e a promoção de um diálogo construtivo baseado no respeito mútuo e na não interferência.

Antes do discurso na ONU, Vieira teve um encontro com Bruno Rodríguez, chanceler de Cuba. O encontro ocorre em um contexto em que Cuba expressou interesse em se juntar ao grupo dos Brics, bloco econômico do qual o Brasil é membro, ampliando as discussões sobre a cooperação internacional e a geopolítica na região.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.