O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o U.S. International Development Finance Corporation (DFC), agência de desenvolvimento dos Estados Unidos, anunciaram um novo acordo-quadro de cooperação.
Este acordo tem como foco ampliar as oportunidades de investimento conjunto em áreas chave como saúde, inovação e infraestrutura crítica. O anúncio foi feito em Washington, D.C., nesta segunda-feira, 28.
Este acordo integra uma estratégia de cooperação que já estava em curso desde o início do ano, quando a DFC abriu seu primeiro escritório na América Latina em São Paulo.
De acordo com Sarah Fandell, vice-presidente e conselheira geral da DFC, essa parceria busca promover o crescimento econômico sustentável e a prosperidade, focando no apoio a iniciativas privadas em território brasileiro.
“Desde a abertura do nosso escritório, temos trabalhado em estreita colaboração com o BNDES para mobilizar investimentos em resposta à crescente demanda em diversos setores no Brasil”, afirmou Fandell.
Nelson Barbosa, diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, destacou que a combinação de experiências e recursos entre as duas instituições vai fortalecer o progresso econômico em setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável.
“Esta parceria fortalecerá a colaboração e apoiará projetos que promovem o crescimento econômico no Brasil”, explicou Barbosa.
O acordo também visa otimizar a coordenação e maximizar os benefícios da colaboração entre o DFC e o BNDES em projetos futuros, incluindo iniciativas de reflorestamento na Amazônia e projetos de eletromobilidade.
Segundo as instituições, os investimentos seguirão altos padrões ambientais e sociais, respeitando os direitos humanos e dos trabalhadores.