Claudia Sheinbaum, recém-eleita presidenta do México, reafirmou a oposição de seu país ao bloqueio imposto pelos Estados Unidos a Cuba, destacando a necessidade de assistência internacional diante das dificuldades enfrentadas pela ilha. Em sua coletiva de imprensa, Sheinbaum salientou que o México está preparado para fornecer apoio técnico e, caso necessário, combustível, em meio à atual crise energética em Cuba, agravada pelas dificuldades na aquisição de tecnologias e insumos. Essa assistência faz parte de uma política contínua de solidariedade com o povo cubano, reforçando a oposição mexicana ao bloqueio.
Em sua declaração, Sheinbaum mencionou que, embora alguns presidentes mexicanos do período neoliberal tenham adotado outras posturas, o México historicamente se opôs ao bloqueio. Ela explicou que a Comissão Federal de Eletricidade do México (CFE), empresa estatal responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, está, em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores, em contato direto com Cuba para atender às necessidades emergenciais da população e estudar as melhores formas de assistência.
Trecho do depoimento de Claudia Sheinbaum:
“A ajuda humanitária é sempre dada, e eles sabem que somos contra o bloqueio. O México é sempre contra o bloqueio, exceto por alguns presidentes do período neoliberal que decidiram que tinham outra posição. […] Portanto, a CFE está em contato, por meio do Ministério das Relações Exteriores, com tudo o que o povo cubano precisa para apoiá-lo. […] No dia 30, precisamente nas Nações Unidas, a resolução contra o bloqueio dos EUA será votada pela 32ª vez, e países de todo o mundo declararão sua posição no dia anterior. Qual será o posicionamento? Somos contra o bloqueio de Cuba.”
Além do apoio mexicano, a Organização das Nações Unidas (ONU) também se mobilizou para prestar ajuda a Cuba na recuperação dos estragos causados pelo furacão Oscar na província de Guantánamo. O Coordenador Residente da ONU em Cuba, Francisco Pichón, afirmou que a organização trabalhará em colaboração com as autoridades cubanas e a Defesa Civil para garantir que a ajuda chegue aos municípios mais afetados.