Qualcomm desenvolve novo super chip de IA para China

Os fabricantes chineses de smartphones têm intensificado os esforços para melhorar as capacidades de IA generativa / Reprodução / SCMP

Xiaomi, OnePlus, Realme e Honor anunciaram dispositivos com o novo chip para tentar competir com a Apple e a Samsung em IA


O mais recente chip para smartphones da líder de mercado Qualcomm pode dar um impulso necessário às marcas chinesas que buscam competir com a Apple e a Samsung Electronics na corrida por recursos de inteligência artificial (IA).

A Qualcomm apresentou seu Snapdragon 8 Elite na última segunda-feira (21), destacando sua capacidade de executar modelos de IA generativos localmente nos dispositivos. Os núcleos Oryon são semelhantes aos usados em seus chips para laptops com Windows, e a empresa afirmou que o novo chipset oferecerá um aumento de 45% no desempenho em comparação com o modelo anterior.

O vice-presidente sênior da Xiaomi, Adam Zeng, anuncia o lançamento planejado dos smartphones da série Xiaomi 15, que contarão com o chipset Snapdragon 8 Elite, durante o evento Snapdragon Summit 2024 em 21 de outubro de 2024. Foto: YouTube / Snapdragon

A fabricante chinesa de smartphones Xiaomi será a primeira a lançar um dispositivo com o novo chip, previsto para integrar a série Xiaomi 15 no final de outubro, conforme anunciado pelo vice-presidente sênior da empresa, Adam Zeng, durante o evento da Qualcomm. “A série Xiaomi 15 não só oferece excelente desempenho, mas também marca um novo ponto de partida em nossa parceria com a Qualcomm”, afirmou Zeng ao público.

Outras marcas chinesas, como Honor, OnePlus da Oppo e Realme, também revelaram planos de incorporar o Snapdragon 8 Elite em futuros produtos. A Realme, uma derivada da Oppo, planeja lançar o GT 7 Pro com o chip em novembro, parte de sua estratégia para expandir no segmento de smartphones premium.

A Honor, uma marca originária da Huawei Technologies, anunciou que sua próxima linha principal, a série Magic 7, será lançada em 30 de outubro e contará com a nova plataforma móvel da Qualcomm. “Estamos entusiasmados em apresentar o primeiro agente de IA do setor para o ecossistema aberto e trazer IA generativa no dispositivo para fotografia de retrato e jogos com tecnologia de computação NPU [unidade de processamento neural] pela primeira vez em dispositivos”, disse o CEO da Honor, George Zhao Ming, em comunicado.

Os recursos de IA têm se tornado o diferencial mais importante na última geração de smartphones, com as grandes marcas, como Apple, Google e Samsung, projetando seus próprios chips com núcleos NPU para essas funções.

A Samsung, que também fabrica chips, utiliza uma combinação de seus próprios processadores Exynos e chips Snapdragon nos modelos Galaxy, dependendo da versão. A empresa sul-coreana anunciou que usará o Snapdragon 8 Elite em seus próximos lançamentos.

Os fabricantes chineses de smartphones têm intensificado os esforços para melhorar suas capacidades de IA generativa. A atualização antecipada do iOS 18.1 da Apple trará recursos de Apple Intelligence para iPhones em alguns países, mas será lançada de forma escalonada e não estará disponível imediatamente na China, onde as marcas locais correm para aproveitar essa oportunidade.

A Qualcomm tem sido uma parceira fundamental para os fabricantes de smartphones Android, especialmente no segmento premium. Suas remessas globais de processadores para smartphones cresceram no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores, atingindo 31% do mercado, impulsionadas pelo segmento premium, segundo dados da Counterpoint Research.

A designer de chips taiwanesa MediaTek, conhecida por seus processadores mais acessíveis, liderou o mercado de chipsets para smartphones no segundo trimestre, com 32% do mercado global, segundo a Counterpoint.

A expansão bem-sucedida do design Oryon da Qualcomm, migrando de laptops para smartphones, evidencia sua vantagem no desenvolvimento de chips, de acordo com o analista sênior da Counterpoint, William Li. “Este movimento não apenas injeta nova vitalidade no ecossistema, mas também terá um impacto profundo no desenvolvimento de toda a indústria de smartphones”, afirmou Li na última terça-feira.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.