Menu

O discurso antológico de Xi Jinping em Kazan!

O presidente chinês Xi Jinping, na quarta-feira 23, pediu aos países do BRICS que trabalhem para o desenvolvimento de alta qualidade de uma maior cooperação dentro do grupo. Em um discurso na 16ª Cúpula do BRICS, Xi afirmou que o encontro decidiu convidar várias nações para se tornarem países parceiros, destacando essa decisão como outro […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e Presidente da China, Xi Jinping, durante reunião limitada de líderes do BRICS na 16ª Cúpula do BRICS em Kazan, 23.10.2024. Crédito: Ramil Sitdikov/Photohost agency brics-russia2024.ru.

O presidente chinês Xi Jinping, na quarta-feira 23, pediu aos países do BRICS que trabalhem para o desenvolvimento de alta qualidade de uma maior cooperação dentro do grupo.

Em um discurso na 16ª Cúpula do BRICS, Xi afirmou que o encontro decidiu convidar várias nações para se tornarem países parceiros, destacando essa decisão como outro importante passo no desenvolvimento do BRICS.

Xi apelou aos membros do BRICS para transformarem o mecanismo multilateral em um local central de solidariedade e cooperação para o Sul Global, além de uma força de vanguarda na reforma da governança global.

Ele pediu que os membros construam um BRICS pela paz e ajam como guardiões da segurança comum, ressaltando a importância dos três princípios: não expansão do campo de batalha, não escalada dos combates e não provocação por qualquer das partes. Ele também defendeu o trabalho para a desescalada da crise na Ucrânia o mais rápido possível.

Xi incentivou a construção de um BRICS inovador, pioneiro no desenvolvimento de alta qualidade, e a formação de um BRICS verde, que seja praticante do desenvolvimento sustentável. Ele mencionou que a China está disposta a usar suas vantagens para expandir a cooperação com os países do BRICS em indústrias verdes, energia limpa e minerais sustentáveis.

Xi também propôs a construção de um BRICS pela justiça, liderando a reforma do sistema de governança global, e exortou os membros a se alinharem com a tendência do crescimento do Sul Global, respondendo ao apelo de países que desejam aderir ao mecanismo de cooperação dos BRICS.

O grupo deve avançar no processo de expansão de membros e no estabelecimento de países parceiros, aumentando a representação e a voz dos países em desenvolvimento na governança global, disse Xi.

Xi destacou a urgência da reforma da arquitetura financeira internacional, que se tornou mais evidente na situação atual.

Ele também pediu o fortalecimento do Novo Banco de Desenvolvimento e instou os países do BRICS a liderarem a promoção de um melhor alinhamento do sistema financeiro internacional com a dinâmica econômica global.

Xi defendeu a coexistência pacífica e a harmonia entre as civilizações.

Ele anunciou que a China estabelecerá 10 centros de aprendizagem no exterior em países do BRICS nos próximos cinco anos, oferecendo oportunidades de treinamento para 1.000 administradores, professores e estudantes.

Os líderes presentes na cúpula elogiaram o desenvolvimento do mecanismo do BRICS e seu papel importante no enfrentamento dos desafios globais. Eles defenderam a promoção de um mundo multipolar igualitário e ordenado, uma globalização econômica inclusiva que beneficie todos, além de um desenvolvimento sustentável global.

Os líderes também se comprometeram a proteger o multilateralismo e a apoiar o papel central das Nações Unidas na governança global, especialmente em áreas como inteligência artificial.

Eles reafirmaram o compromisso de resolver disputas por meios pacíficos, como o diálogo e a consulta, e respeitar as preocupações legítimas de segurança de todos os países.

A cúpula emitiu uma declaração anunciando o estabelecimento dos países parceiros dos BRICS.

Íntegra do discurso:

Abraçando uma visão mais ampla e superando os desafios para avançar no desenvolvimento de alta qualidade de uma maior cooperação dos BRICS

Declaração de S.E. Xi Jinping, Presidente da República Popular da China
Na XVI Cúpula do BRICS

Kazan, 23 de outubro de 2024

Excelentíssimo Presidente Vladimir Putin,
Colegas,

Em primeiro lugar, desejo estender meus calorosos parabéns pela abertura bem-sucedida desta cúpula. Também gostaria de agradecer ao Presidente Putin e à nossa anfitriã Rússia pelas atenciosas providências e calorosa hospitalidade.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para, mais uma vez, dar as boas-vindas aos novos membros de nossa família BRICS. A ampliação do BRICS é um marco importante em sua história e um evento significativo na evolução da situação internacional. Nesta cúpula, decidimos convidar muitos países para se tornarem países parceiros, o que representa mais um grande avanço no desenvolvimento do BRICS. Como nós, chineses, costumamos dizer: “Um homem de virtude considera a justiça como o maior interesse”. É por nossa busca compartilhada e pela tendência abrangente de paz e desenvolvimento que nós, países do BRICS, nos unimos. Devemos aproveitar ao máximo esta cúpula, manter o impulso do BRICS e considerar e elaborar nossa estratégia para enfrentar questões de impacto global, determinar nossa direção futura e agir com significância estratégica. Devemos aproveitar esta cúpula histórica para iniciar um novo ciclo, avançar juntos de coração e mente unidos.

À medida que o mundo entra em um novo período marcado por turbulências e transformações, somos confrontados com escolhas cruciais que moldarão nosso futuro. Devemos permitir que o mundo desça ao abismo da desordem e do caos, ou devemos nos esforçar para guiá-lo de volta ao caminho da paz e do desenvolvimento? Isso me lembra de um romance de Nikolay Chernyshevsky intitulado O que Fazer?. A determinação inabalável e a paixão do protagonista são exatamente o tipo de força de vontade de que precisamos hoje. Quanto mais tumultuosos nossos tempos se tornam, mais devemos permanecer firmes na vanguarda, exibindo tenacidade, demonstrando a audácia de inovar e exibindo a sabedoria de se adaptar. Devemos trabalhar juntos para construir o BRICS como um canal principal para fortalecer a solidariedade e a cooperação entre as nações do Sul Global e uma vanguarda para promover a reforma da governança global.

— Devemos construir um BRICS comprometido com a paz, e todos devemos agir como defensores da segurança comum. Nós, seres humanos, somos uma comunidade indivisível de segurança. Somente ao adotar a visão de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável podemos abrir caminho para a segurança universal. A crise na Ucrânia ainda persiste. A China e o Brasil, em colaboração com outros países do Sul Global, iniciaram um grupo de Amigos pela Paz para abordar a crise. O objetivo é reunir mais vozes que defendam a paz. Devemos manter os três princípios-chave: não expansão dos campos de batalha, não escalada das hostilidades e não incitar chamas, e nos esforçar pela rápida desescalada da situação. Enquanto a situação humanitária em Gaza continua a se deteriorar, as chamas da guerra reacenderam-se no Líbano, e os conflitos estão se intensificando entre as partes. Devemos promover um cessar-fogo imediato e o fim das mortes. Devemos fazer esforços incessantes para alcançar uma solução abrangente, justa e duradoura para a questão palestina.

— Devemos construir um BRICS comprometido com a inovação, e todos devemos agir como pioneiros do desenvolvimento de alta qualidade. À medida que a nova onda de revolução tecnológica e transformação industrial avança em ritmo acelerado, devemos acompanhar os tempos e fomentar novas forças produtivas de qualidade. Recentemente, a China lançou um Centro de Desenvolvimento e Cooperação de Inteligência Artificial China-BRICS. Estamos prontos para aprofundar a cooperação em inovação com todos os países do BRICS para liberar os benefícios do desenvolvimento da IA. A China também estabelecerá um Centro Internacional de Pesquisa em Recursos de Águas Profundas do BRICS, um Centro Chinês de Cooperação para o Desenvolvimento de Zonas Econômicas Especiais nos países do BRICS, um Centro Chinês de Competências Industriais do BRICS e uma Rede de Cooperação de Ecossistemas Digitais do BRICS. Saudamos a participação ativa de todas as partes interessadas para promover a modernização de alta qualidade da cooperação dos BRICS.

— Devemos construir um BRICS comprometido com o desenvolvimento verde, e todos devemos agir como promotores do desenvolvimento sustentável. O verde é a cor que define nossa era. É importante que todos os países do BRICS adotem proativamente a tendência global de transformação verde e de baixo carbono. A alta capacidade de produção da China, exemplificada pela fabricação de veículos elétricos, baterias de lítio e produtos fotovoltaicos, oferece um impulso significativo ao desenvolvimento verde global. A China está disposta a aproveitar suas forças para expandir a cooperação com os países do BRICS em indústrias verdes, energia limpa e mineração verde, promovendo o desenvolvimento verde em toda a cadeia industrial, a fim de aumentar o “quociente verde” de nossa cooperação e aprimorar a qualidade de nosso desenvolvimento.

— Devemos construir um BRICS comprometido com a justiça, e todos devemos agir como precursores na reforma da governança global. A dinâmica de poder internacional está passando por mudanças profundas, mas a reforma da governança global tem ficado para trás por muito tempo. Devemos defender o verdadeiro multilateralismo e aderir à visão de governança global caracterizada por ampla consulta, contribuição conjunta e benefícios compartilhados. Devemos garantir que a reforma da governança global seja guiada pelos princípios de equidade, justiça, abertura e inclusão. Diante do crescimento do Sul Global, devemos responder favoravelmente aos pedidos de diversos países para aderir ao BRICS. Devemos avançar no processo de expansão da adesão ao BRICS e no estabelecimento de um mecanismo de países parceiros, aumentando a representação e a voz das nações em desenvolvimento na governança global.

Os desenvolvimentos atuais tornam a reforma da arquitetura financeira internacional ainda mais urgente. Os países do BRICS devem desempenhar um papel de liderança nessa reforma. Devemos aprofundar a cooperação fiscal e financeira, promover a conectividade de nossa infraestrutura financeira e aplicar altos padrões de segurança financeira. O Novo Banco de Desenvolvimento deve ser expandido e fortalecido. Devemos garantir que o sistema financeiro internacional reflita de forma mais eficaz as mudanças no cenário econômico global.

— Devemos construir um BRICS comprometido com intercâmbios culturais mais próximos, e todos devemos agir como defensores da coexistência harmoniosa entre as civilizações. Os países do BRICS possuem um patrimônio histórico e cultural profundo e ilustre. É importante promover o espírito de inclusão e coexistência harmoniosa entre as civilizações. Devemos aprimorar o intercâmbio de experiências de governança entre os países do BRICS e explorar todo o potencial de cooperação em áreas como educação, esportes e artes, para que nossas diversas culturas possam se inspirar mutuamente e iluminar o caminho a seguir para o BRICS. No ano passado, propus uma iniciativa de cooperação digital em educação para o BRICS, e estou feliz em ver que ela se tornou realidade. A China implementará um programa de capacitação para a educação digital nos países do BRICS. Nos próximos cinco anos, abriremos 10 centros de aprendizagem nos países do BRICS e forneceremos oportunidades de treinamento para 1.000 administradores educacionais, professores e estudantes locais. Este será um passo tangível para aprofundar e fortalecer os intercâmbios culturais entre os países do BRICS.

Colegas,

A China está disposta a trabalhar com todos os países do BRICS para abrir novos horizontes no desenvolvimento de alta qualidade de uma maior cooperação dentro do grupo e unir forças com os países do Sul Global para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Obrigado.

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes