O serviço diurno terá cerca de oito horas de duração e complementará a rota noturna lançada no ano passado.
Uma nova linha ferroviária de alta velocidade ligando Paris a Berlim será inaugurada em dezembro, segundo anúncio das operadoras.
O serviço diurno complementará o popular trem noturno que liga as duas capitais e que foi relançado no ano passado com grande entusiasmo, mas que desde então tem enfrentado problemas técnicos.
O trem diurno, que sofreu atrasos devido a questões logísticas e levará uma hora a mais do que o inicialmente previsto, percorrerá a rota entre a Berlin Hauptbahnhof e a Paris Gare de l’Est, com paradas em Estrasburgo, Karlsruhe e Frankfurt Süd, e terá cerca de oito horas de duração.
Atualmente, a viagem mais rápida entre as capitais francesa e alemã dura pouco menos de nove horas, mas exige uma, duas ou até três trocas de trem, o que pode tornar a viagem difícil e frequentemente pouco confiável.
Inicialmente, haverá apenas um serviço diário do novo trem, saindo de Paris às 9h55 e chegando a Berlim pouco depois das 18h. O trem de volta sairá de Berlim às 11h54, chegando a Paris pouco antes das 20h.
As operadoras SNCF e Deutsche Bahn esperam que os passageiros vejam o serviço como uma alternativa relaxante aos voos e uma melhoria considerável em relação à rota atual. As tarifas começarão a partir de €59 (cerca de £49) para um bilhete de segunda classe de ida e de €69 para um assento de primeira classe. Os preços variam de acordo com a demanda.
As reservas serão abertas em 16 de outubro, e as redes de entusiastas de trens esperam uma grande demanda. Cada trem terá cerca de 530 assentos.
A DB e a SNCF começaram a cooperar em 2007 e, desde então, trens de alta velocidade ICE e TGV operam em rotas muito utilizadas entre Frankfurt e Paris, e Stuttgart e Paris.
A adição da linha Berlim-Paris era aguardada há anos, especialmente com as operadoras de trens em toda a Europa sob pressão para aumentar seus serviços em meio a um impulso político para convencer as pessoas a abandonar aviões e carros, além de uma recente tendência pós-pandemia por viagens mais lentas.
A nova rota ampliará as opções de viagem pelo continente, disseram entusiastas de trens na terça-feira, e atuará como um complemento útil para conexões populares existentes, como a rota Frankfurt-Marselha, lançada em 2012, e Frankfurt-Bordéus, introduzida no ano passado e que opera no verão.
Grande entusiasmo seguiu o relançamento do trem noturno entre Berlim e Paris em dezembro passado, após uma pausa de cerca de uma década. Operado pela ÖBB (Ferrovias Federais Austríacas), o serviço tem enfrentado dificuldades técnicas e foi suspenso no mês passado devido a obras. A previsão é que retorne à operação até o final do próximo mês.
Publicado originalmente no The Guardian.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!