Intel recua da corrida de IA com a NVIDIA

De acordo com o relatório da CRN, a Intel afirma que o Gaudi 3 é cerca de 9% mais rápido que o H100 no modelo Llama 3 e 80% mais econômico / Reprodução

Intel abandona briga com NVIDIA e aposta em novo chip ‘revolucionário’ para dominar o mercado de IA!


Segundo um relatório da Wccftech, a Intel decidiu se afastar da concorrência com a NVIDIA no que diz respeito ao poder de computação em IA e ao mercado de treinamento de modelos de IA em larga escala. A empresa agora está explorando um segmento menos saturado no mercado de IA, com foco em seu novo acelerador de IA de baixo custo, o Gaudi 3.

A Intel pretende posicionar o Gaudi 3 como o produto com a melhor relação custo-benefício, embora o Gaudi 3 “não esteja alcançando” a mais recente GPU da NVIDIA em termos de desempenho, segundo as palavras de Anil Nanduri, chefe do escritório de aceleração de IA da Intel, durante uma entrevista com a CRN.

Ainda assim, Nanduri ressalta que o chip acelerador Gaudi 3 é ideal para suportar sistemas econômicos que executam modelos baseados em tarefas e de código aberto para empresas.

Por outro lado, conforme indicado no relatório da Wccftech, a Intel afirma que, após a introdução de modelos LLM “focados no raciocínio”, sua linha Gaudi 3 oferece desempenho comparável ao conhecido acelerador de IA H100 da NVIDIA, especialmente em cargas de trabalho de inferência.

De acordo com o relatório da CRN, a Intel também alega que o Gaudi 3 é cerca de 9% mais rápido que o H100 no modelo Llama 3 e 80% mais econômico; já no modelo Llama 2, o Gaudi 3 é 19% mais rápido, com uma diferença de preço-desempenho de até 2 vezes.

Contudo, quando avaliadas em termos de operações de ponto flutuante, as GPUs Gaudi 3 AI ainda ficam atrás das opções da NVIDIA, mostrando que o desempenho de IA de ponta não é, no momento, o ponto forte da Intel.

Portanto, conforme o relatório da Wccftech, a Intel não planeja competir diretamente com as GPUs da NVIDIA. Além disso, um novo concorrente está emergindo no setor de computação em IA: a AMD.

Quanto à estratégia da Intel, a empresa acredita que modelos menores de LLM terão maior aceitação à medida que o entusiasmo inicial em torno da IA e o interesse por data centers de grande escala diminuírem, conforme indicado pelo relatório da Wccftech.

Rhyan de Meira: Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.