Menu

Cientistas revelam quanto anos de vida ganha uma pessoa que abandona o cigarro

Um estudo recente da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan revelou que interromper o hábito de fumar pode prolongar significativamente a vida, independentemente da idade em que a pessoa decide parar. A pesquisa foi conduzida pelos pesquisadores Thuy Le, PhD, David Mendez, PhD, e Kenneth Warner, PhD. Os resultados demonstram que mesmo os […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO

Um estudo recente da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan revelou que interromper o hábito de fumar pode prolongar significativamente a vida, independentemente da idade em que a pessoa decide parar. A pesquisa foi conduzida pelos pesquisadores Thuy Le, PhD, David Mendez, PhD, e Kenneth Warner, PhD.

Os resultados demonstram que mesmo os idosos podem ganhar anos adicionais de vida ao abandonar o cigarro. Isso contradiz as noções anteriores que sugeriam que os benefícios de parar de fumar seriam principalmente para pessoas mais jovens.

O foco tradicional das campanhas anti-tabagismo tem sido encorajar os jovens a parar de fumar cedo, mas este estudo indica que parar em qualquer idade traz benefícios substanciais.

Utilizando dados de diversas fontes nacionais dos EUA, os pesquisadores calcularam as taxas de mortalidade por idade e status de tabagismo. Com essas informações, criaram “tabelas de vida” que projetam as expectativas de vida para fumantes e ex-fumantes de várias idades, variando de 35 a 75 anos.

Os dados mostram que fumantes contínuos aos 35, 45, 55, 65 e 75 anos perderiam, em média, 9,1, 8,3, 7,3, 5,9 e 4,4 anos de vida, respectivamente. No entanto, se esses indivíduos parassem de fumar nessas idades, evitariam uma perda média de 8,0, 5,6, 3,4, 1,7 e 0,7 anos, respectivamente.

O estudo também revela que a probabilidade de ganhar pelo menos um ano de vida após parar de fumar aos 65 anos é de 23,4%, e aos 75 anos é de 14,2%.

Kenneth Warner, um dos co-investigadores, comentou que, embora os ganhos em parar de fumar em idades avançadas possam parecer modestos em termos absolutos, eles representam uma porção significativa da expectativa de vida restante de um indivíduo.

Este estudo não só reafirma a importância de parar de fumar em qualquer idade, mas também pode servir como uma ferramenta valiosa para médicos que buscam convencer seus pacientes idosos dos benefícios palpáveis de abandonar o cigarro.

A pesquisa desafia a percepção de que parar de fumar mais tarde na vida pode ser inútil, mostrando que sempre há benefícios tangíveis para a saúde, mesmo para aqueles que decidem parar de fumar mais tarde.

Com informações do American Journal of Preventive Medicine

, , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes