Apple pode estar dois anos atrás em IA, mas aposta em nova tecnologia para virar o jogo; descubra o que está por vir nos próximos lançamentos.
A Apple apresentou o Apple Intelligence na WWDC24 em junho. No entanto, segundo Mark Gurman, da Bloomberg, alguns funcionários da Apple acreditam que a empresa está dois anos atrás de seus concorrentes no desenvolvimento de IA.
O Apple Intelligence traz recursos como resumos inteligentes de notificações, priorização de alertas importantes, uma nova Siri com contexto pessoal, Image Playground, Genmoji e muito mais.
Conforme um relatório do 9to5Mac, um dos maiores desafios para o Apple Intelligence é sua dependência de modelos que operam diretamente no dispositivo, o que também implica em requisitos altos para os aparelhos.
Para usar o Apple Intelligence, os usuários precisarão de um dispositivo com pelo menos um chipset A17 ou M1, e um mínimo de 8 GB de memória para suportar o sistema de inteligência pessoal, segundo o 9to5Mac.
O relatório também destacou que, como os modelos operam principalmente no dispositivo, o volume de informações que podem processar é limitado. Por isso, a Apple decidiu integrar a Siri ao ChatGPT.
Segundo o anúncio da OpenAI, a Apple dará suporte ao GPT-4 no iOS, iPadOS e macOS. O GPT-4 será integrado à Siri e às Ferramentas de Escrita, com a expectativa de que essa integração reduza a lacuna de conhecimento.
Em relação a essa lacuna, de acordo com Mark Gurman, a pesquisa interna da Apple mostra que o ChatGPT é cerca de 25% mais preciso que a Siri e responde a 30% mais perguntas, levando alguns funcionários a acreditarem que a empresa está dois anos atrás de seus rivais em IA.
No entanto, Gurman acredita que a Apple tem potencial para recuperar essa diferença, já que ela muitas vezes consegue alcançar os concorrentes em áreas onde parece estar ficando para trás, como demonstrado pela experiência com o Apple Maps.
Além disso, Gurman também destacou que a Apple possui uma vantagem importante: a capacidade de implementar novos recursos em uma ampla gama de dispositivos. A empresa pode equipar rapidamente seus produtos com a tecnologia necessária para suportar softwares inovadores. É esperado que isso aconteça com o lançamento dos M4 Macs, que, segundo Gurman, acelerarão as tarefas de IA da Apple.
De acordo com Gurman, o Apple Intelligence estará disponível em quase todos os dispositivos Apple com tela até 2026. O iPhone SE deve receber o recurso em março, junto com o chip A18, enquanto o iPad básico será atualizado no final de 2025.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!