Lula cancela viagem à Rússia

De esquerda para a direita, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva; Xi; presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, Modi; e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, após uma sessão de fotos no cúpula dos Brics em Joanesburgo. Foto: Reuters

Péssima notícia para o Sul Global. Aquela que é esperada como uma das mais importantes reuniões do século XXI, a se realizar em Kazan, Rússia, não mais contará com a presença física do presidente Lula. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico em Brasília no sábado (19) e, por orientação médica, cancelou sua viagem à Rússia, onde participaria da Cúpula do Brics.

Lula havia planejado embarcar na tarde deste domingo (20), mas após o acidente, os médicos recomendaram evitar viagens de longa duração. O presidente apresentou um ferimento na cabeça, especificamente um corte na região occipital, e precisou de atendimento no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Segundo o boletim médico divulgado, o caso não é grave, mas foi recomendado que Lula não realize voos longos por precaução.

A equipe médica, liderada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, explicou que o presidente poderia exercer suas demais atividades normalmente. Lula levou pontos no local do ferimento, e segue sob acompanhamento médico para garantir sua recuperação. O boletim, assinado pelos diretores do hospital Rafael Gadia e Luiza Dib, reforçou que o presidente deve evitar viagens aéreas longas, embora sua condição não represente risco imediato.

Dessa forma, o presidente participará da Cúpula do Brics por videoconferência, mantendo sua agenda de trabalho em Brasília. O Palácio do Planalto confirmou que Lula conduzirá suas atividades normalmente ao longo da semana. A viagem dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) para a Rússia ainda não foi confirmada.

Lula embarcaria da Base Aérea de Brasília neste domingo para participar do evento que começa na terça-feira (22). Além de participar da Cúpula, havia a expectativa de reuniões bilaterais com os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Xi Jinping, da China, que agora não ocorrerão presencialmente.

Na última sexta-feira, Lula participou de eventos de campanha em São Paulo, ao lado de Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura da capital paulista. Devido às chuvas, a carreata programada foi substituída por uma transmissão online, e o presidente retornou a Brasília no início da noite, antes do acidente.

Há pouco mais de um ano, em setembro de 2023, Lula, de 78 anos, passou por uma cirurgia de artroplastia total do quadril direito, procedimento no qual uma prótese foi implantada para substituir a cartilagem desgastada. Recentemente, ele fez exames de revisão do procedimento, indicando que sua saúde estava em boa condição antes do acidente doméstico.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.