Cientistas chineses atingem eficiência solar inédita, colocando o país na vanguarda da tecnologia e da revolução energética global
Uma equipe internacional liderada por cientistas do Instituto de Química da Academia Chinesa de Ciências desenvolveu um novo tipo de célula solar de alta eficiência.
A célula solar tandem perovskita-orgânica pode atingir uma conversão fotoelétrica de 26,4%, a maior eficiência para essas células solares até o momento, de acordo com Li Yongfang, acadêmico e pesquisador do instituto.
As células solares de perovskita e as células solares orgânicas representam a próxima geração de células solares. Em comparação com as células solares de silício cristalino amplamente utilizadas atualmente, elas oferecem vantagens como facilidade de fabricação, leveza e capacidade de serem aplicadas em dispositivos flexíveis.
Esses recursos apresentam perspectivas significativas de aplicação em áreas como energia portátil, energia fotovoltaica integrada em edifícios e energia fotovoltaica interna.
A nova célula utiliza materiais de perovskita de banda larga para absorver a luz solar de comprimento de onda curto e a camada ativa orgânica de banda estreita para absorver a luz solar de comprimento de onda longo no infravermelho próximo, disse Li.
Ele acrescentou que essa combinação expande significativamente o espectro solar utilizável e aumenta efetivamente a eficiência de conversão de energia do dispositivo.
O estudo foi publicado na revista Nature.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!