O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado um pré-indicador do Produto Interno Bruto (PIB), mostrou um aumento de 0,2% em agosto em relação ao mês anterior, conforme revelam os dados ajustados sazonalmente pelo Banco Central, divulgados nesta segunda-feira.
Contrariando as previsões de estabilidade apontadas em pesquisa da Reuters, o índice apresentou um crescimento modesto, mas significativo, em um sinal positivo para a economia.
Em termos anuais, comparando-se com agosto do ano passado, o IBC-Br registrou um aumento de 3,1%. O desempenho acumulado nos últimos 12 meses mostrou um ganho consistente de 2,5%, segundo os números observados.
Esses dados refletem uma trajetória de recuperação da atividade econômica, oferecendo uma perspectiva otimista para o crescimento econômico sustentado no médio prazo. O Banco Central continua a monitorar esses indicadores para ajustar suas políticas conforme necessário para manter a estabilidade e incentivar o crescimento econômico.