Menu

Análise: Datafolha mostra resiliência de André (PL) e efeito ‘nulo’ de Evandro (PT)

Uma nova pesquisa do Datafolha foi divulgada nesta quinta-feira, 17, pelo jornal O Povo.Os dados mostram pouca variação nas intenções de voto entre os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), com oscilações dentro da margem de erro. Segundo o levantamento, André Fernandes detém 45% das intenções de voto, apresentando uma queda de 2 […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma nova pesquisa do Datafolha foi divulgada nesta quinta-feira, 17, pelo jornal O Povo.
Os dados mostram pouca variação nas intenções de voto entre os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), com oscilações dentro da margem de erro.

Segundo o levantamento, André Fernandes detém 45% das intenções de voto, apresentando uma queda de 2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada uma semana antes. Evandro Leitão também registrou uma diminuição similar em suas intenções de voto, marcando 43%.

Esta configuração mantém a diferença entre os dois candidatos em 2 pontos percentuais e com pouco espaço para variação.

O estudo também aponta um aumento no número de eleitores que declaram votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, totalizando 8%, o que representa uma oscilação positiva de 2 pontos.

Além disso, a porcentagem dos que não sabem em quem votar subiu para 4%, um aumento de 2 pontos desde a última pesquisa.

A pesquisa, contratada pelo jornal O POVO, foi conduzida entre os dias 15 e 17 de outubro e envolveu 826 eleitores da capital cearense.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número CE-01856/2024.

Análise

A estabilidade dos números não é uma boa notícia para a campanha de Evandro Leitão (PT). Desde que confirmou sua presença no 2° turno, a campanha do neopetista tem apostado fortemente na nacionalização da disputa.

Além disso, Evandro já lançou mão de todas as grandes estratégias da campanha como a vinda do presidente Lula (PT), ministros do governo e do prefeito de Recife, João Campos (PSB).

Mas até o presente momento, a estratégia não tem surtido efeito e sinaliza que o eleitorado alencarino – que costuma ser pragmático nas disputas municipais – parece já estar bem decidido do voto.

Para André Fernandes (PL), a pesquisa confirma que sua candidatura tem potencial para se beneficiar dos apoios que recebeu nos últimos dias como a do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Tanto é que a própria pesquisa do Datafolha mostra que a candidatura de André subiu 15 pontos entre os eleitores que votaram em José Sarto (PDT) no 1° turno.

No primeiro levantamento de 2° turno, Fernandes tinha 23% das intenções de voto entre os eleitores de Sarto e agora tem 38%. Enquanto isso, Evandro despencou de 66% para 52% de preferência entre os eleitores do pedetista.

No que diz respeito a rejeição, os dados são:

André Fernandes (PL)

Votaria com certeza: 42% (-1)

Talvez votaria: 10% (=)

Não votaria de jeito nenhum: 47% (+1)

Evandro Leitão (PT)

Votaria com certeza: 40% (-2)

Talvez votaria: 14% (+3)

Não votaria de jeito nenhum: 45% (-1)

Créditos/Fotos: Rômulo Santos / Especial Para O POVO e Fernanda Barros/O POVO

, , , , , ,
Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

18/10/2024 - 17h35

A disputa está renhida. Não há favorito. Os dois estão empatados.

A novidade é que a extrema direita está bem unida. Desta vez o bolsonarista Ciro Gomes não vai a Paris. O poço sem fundo de Ciro definitivamente não tem fundo. Triste fim. Que vergonha alheia!


Leia mais

Recentes

Recentes