‘Espada conjunta’: China faz exercícios militares no Estreito de Taiwan com comandos letais

REPRODUÇÃO

Nesta segunda-feira, 14, o Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular da China (ELP) iniciou uma série de exercícios militares denominados “Joint Sword-2024B” (“Espada Conjunta 2024B“), abrangendo áreas ao norte, sul e leste da ilha de Taiwan, bem como no Estreito de Taiwan.

O porta-voz Li Xi detalhou que as operações incluem a participação de tropas do Exército, Marinha, Força Aérea e força de foguetes.

Li Xi explicou que os exercícios envolvem manobras de navios e aviões aproximando-se da ilha por diversas direções, além de simulações de ataques por forças conjuntas.

As atividades focam na patrulha conjunta para prontidão de combate aéreo e marítimo, bloqueio e controle de portos e áreas estratégicas, assim como ataques coordenados a alvos marítimos e terrestres.

O objetivo é testar e aprimorar as capacidades de combate real das forças sob o comando do Teatro Oriental.

Os exercícios foram descritos por Li como um mecanismo de dissuasão contra as tendências separatistas em Taiwan, consideradas ameaças à soberania e unidade nacional da China. De acordo com o porta-voz, tais manobras são ações legítimas e necessárias, que visam salvaguardar os interesses nacionais do país.

A realização desses exercícios reforça o compromisso do Exército de Libertação Popular em manter uma postura de defesa ativa, em meio a tensões regionais contínuas e preocupações globais sobre a estabilidade no Estreito de Taiwan.

Com informações da Xinhua

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.