Contra o pano de fundo das hostilidades em andamento no sul do Líbano e apesar dos ataques que atingiram posições das Nações Unidas, ferindo vários soldados da paz nos últimos dias, os soldados da paz da UNIFIL permanecem em todas as posições e a bandeira da ONU continua a tremular. O Secretário-Geral presta homenagem ao pessoal dedicado da UNIFIL.
O Secretário-Geral reitera que a segurança do pessoal e da propriedade da ONU deve ser garantida e que a inviolabilidade das instalações da ONU deve ser respeitada em todos os momentos, sem qualificação. Em um incidente profundamente preocupante que ocorreu hoje, a porta de entrada de uma posição da ONU foi deliberadamente violada por veículos blindados da IDF.
A UNIFIL avalia e revisa continuamente todos os fatores para determinar sua postura e presença. A missão está tomando todas as medidas possíveis para garantir a proteção de seus mantenedores da paz. O papel da UNIFIL e sua presença no sul do Líbano são mandatados pelo Conselho de Segurança da ONU. Neste contexto, a UNIFIL está comprometida em preservar sua capacidade de apoiar uma solução diplomática baseada na resolução 1701, que é o único caminho possível a seguir.
O Secretário-Geral reitera que o pessoal da UNIFIL e suas instalações nunca devem ser alvos. Ataques contra forças de manutenção da paz violam o direito internacional, incluindo o direito humanitário internacional. Eles podem constituir um crime de guerra.
Ele apela a todas as partes, incluindo as IDF, para que se abstenham de toda e qualquer ação que coloque nossos mantenedores da paz em risco. O Secretário-Geral aproveita a oportunidade para reiterar o apelo por uma cessação das hostilidades e a implementação completa da Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU.
Stéphane Dujarric, Porta-voz do Secretário-Geral
Publicado originalmente pelo Notícias da ONU em 13/10/2024